O Enem 2025 enfrenta uma crise devido ao suposto vazamento de questões antes do exame. Três questões foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em uma live divulgada por Edcley Teixeira, estudante de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
O episódio ocorreu poucos dias antes da aplicação do segundo dia de provas, em 16 de novembro. Seguindo o procedimento, o Inep comunicou suas ações para lidar com o incidente.
Edcley Teixeira teria replicado, por meio de suas redes sociais, conteúdo muito parecido com o das questões aplicadas no exame, após participar de pré-testes do Inep. Essa situação gerou debates sobre a segurança na elaboração das provas do Enem.
Enquanto a investigação procede, o Inep afirmou que manterá os protocolos de segurança vigentes para garantir a validade das próximas edições do exame.
Questões anuladas do Enem
As questões anuladas pelo Inep incluem a questão 132 (prova azul) sobre nível sonoro, a 122 (prova amarela) relacionada à seleção adaptativa e a 123 (prova azul) sobre fotossíntese oxigênica. Estas foram identificadas por suas semelhanças com o material divulgado por Edcley.
A decisão de anulá-las visa preservar a integridade do exame e assegurar tratamento justo a todos os candidatos.
A decisão provocou discussões entre candidatos e a comunidade educacional, que demonstraram preocupação com possíveis brechas de segurança. Apesar da anulação, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) continua a ser uma ferramenta essencial para ajustar as notas dos participantes.





