Maceió

30 milímetros de chuva em uma hora será o alerta para evacuação do Pinheiro e região

Erik Maia / Deborah Freire | 17/04/19 - 10h30 - Atualizado em 17/04/19 - 10h53
Pinheiro e bairros vizinhos devem ser evacuados em caso de chuva forte em período curto | Cortesia ao TNH1

Os últimos ajustes do Plano de Contingência que prevê a evacuação das áreas vermelha, laranja e amarela do bairro Pinheiro e região e da barreira do Mutange são discutidos nesta quarta-feira (17) em Maceió.

A reunião foi fechada para a imprensa, mas o prefeito Rui Palmeira adiantou que o acionamento do plano vai ocorrer de forma imediata caso chova de 30 mm a 40 mm no período de uma hora.

“O plano de evacuação é para caso haja uma chuva muito forte em um período muito curto de tempo. Entre 30 e 40 milímetros de chuva em uma hora, estaremos prontos para fazer esse trabalho de evacuação. Já estamos na quadra chuvosa e temos que estar com o plano pronto. Esperamos não utilizar”, declarou Palmeira, em entrevista antes da reunião.

No encontro, estão representantes da Defesa Civil, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, meteorologistas e outros técnicos, que vão discutir, entre outros detalhes, o tempo de evacuação dos bairros e as ações para retirar moradores que resistam à desocupação.

De acordo com o prefeito, a maioria dos residentes na área vermelha já deixou suas casas. "A gente não espera que aconteça, acho que as pessoas nas áreas mais precárias já saíram, mas se acontecer, deve passar pelo MP e pelas forças policiais”, avaliou.

Laudo

A partir do dia 30 deste mês, quando for divulgado o laudo final sobre as causas do afundamento do solo no Pinheiro e bairros vizinhos, a Prefeitura, o MP e a Justiça devem tomar medidas mais direcionadas.

“Estaremos em Brasília e vamos fazer o que for determinado pelos órgãos federais competentes. Aguardamos de forma ansiosa o relatório para tomar medidas necessárias com respaldo”, afirmou Rui Palmeira.