Maceió

32ª Corrida de Tiradentes reune mais de duas mil pessoas

21/04/16 - 20h22 - Atualizado em 21/04/16 - 21h41

Cerca de duas mil pessoas correram a 32ª Corrida de Tiradentes, pelas ruas da orla de Pajuçara e Jaraguá, durante a manhã desta quinta-feira (21), em Maceió.

O evento, organizado pela Polícia Militar (PM), contou com a participação de atletas profissionais e amadores, civis e militares, de diversas cidades de Alagoas e de outros estados. Os esportistas puderam escolher entre correr 5km ou 10km.

O resultado final com a colocação individual e o tempo da prova também estarão disponíveis no site www.contimeassessoria.com.br

Clique aqui e veja galeria de fotos.

A prova ocorre desde 1984, através do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da PM, tendo como organizadores o capitão Alberto Cardoso e o sócio proprietário da Contime Assessoria e Cronometragem Esportiva, Tony Melo, e a cada ano conquista mais adeptos. Mais uma vez, a corrida fez parte da programação das festividades da “Semana Tiradentes”.

O objetivo é homenagear o Mártir da Independência e patrono das polícias militares de todo Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento precursor do desejo de liberdade e independência do domínio da Coroa Portuguesa sob o território brasileiro. Tiradentes foi preso, julgado e enforcado, porém sua luta serviu de inspiração para muitos outros pensadores que vieram a seguir seus ideais.

As categorias foram divididas por faixas etárias, dentre elas: 16-29/ 30-39/ 40-49/ 50-59/ 60+, tanto no feminino, quanto no masculino, sendo uma específica para policiais militares e outra para os demais participantes. Os três primeiros colocados dos 10 Km da categoria geral e policial militar receberam além do troféu, uma premiação em dinheiro.

Os atletas se concentraram na Praça Multieventos, local da largada e chegada da corrida. Por volta das 6h já era possível perceber que a adesão ao evento iria ser grande. Pensando no conforto e na saúde dos participantes, a organização da prova disponibilizou água, sucos, café, lanches e um banquete de frutas, já no palco montado, uma equipe movimentava o público com passos de zumba. Em um trecho do trajeto, foi utilizado um carro pipa para refrescar os corredores.

Exatamente às 07h30, horário previsto para a largada, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, prestou uma homenagem ao capitão PM, Rodrigo Rodrigues, morto no último dia 09, durante uma abordagem policial, onde foi respeitado um minuto de silêncio, em homenagem ao policial.

O comandante-geral foi o responsável por tocar a buzina, que sinalizou o início do evento. De acordo com Marcos Sampaio, a Corrida de Tiradentes fortalece a relação entre militar e população, além de homenagear aquele que foi tão importante para a história de nosso país. “A corrida Tiradentes é uma corrida sazonal e muito importante porque todas as policias militares do Brasil prestam uma homenagem ao Tiradentes, que é nosso patrono. Nosso evento está entrando no circuito de corridas de rua. isso é essencial, já que aproxima a polícia da sociedade.” Comentou o coronel.

Batedores da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (ROCAM), pertencente ao Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRP), acompanharam os participantes sinalizando o trajeto.

Resultado das provas

Na categoria geral, entre os homens, o vencedor da prova dos 10km foi Paulo Machado dos Santos, com o tempo de 31min36, já o segundo colocado, foi Jonh Lenon Fabiano, chegou apenas um segundo após o ganhador. Completou o pódio Leandro Araujo Santos, que cruzou a linha de chegada aos 32mim21. Já entre as mulheres, a paraibana Sandra Maria Alexandre foi a primeira colocada com o tempo de 38min16, em segundo lugar ficou Luciana Holanda Diniz Assunção, 42mim24, e em terceiro, Vera Lúcia Leite, que completou a prova em 45min10.

Entre os militares, a prova de 10km registrou os mesmos vencedores do ano passado, com o sargento Cícero Ivo em primeiro, acumulando seu sétimo troféu, acompanhado pelo cabo Sérgio Cândido e o sargento Edvaldo Pontes. No feminino a vitória foi da cadete Maryanny Cavalcante Silva, em segundo lugar chegou a capitã Lilian Cardoso Silva, e em terceiro, ficou a tenente Jackeline Carnaúba de Lima.

As premiações dos atletas foram entregues pelo comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, pelo subcomandante-geral, coronel Louvercy Monteiro, pelo comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Wilson, pelo subcomandante do CPC, tenente-coronel Neyvaldo, pela secretária adjunta de Segurança Pública de Alagoas, delegada Luci Mônica, e pelo delegado Ronilson Medeiros.

Patrocinadores

O evento contou com o patrocínio Master da Lei Seca, que esteve com sua equipe divulgando o programa, além do Docthos, Modelle, Unicred, Frisco, V2 Construções, Sesi Alagoas, Braskem, Unit, 3D cópias, e do café Santa Clara.

Semana Tiradentes

Finalizando a programação da semana, na sexta-feira, 22, a Capela de São Jorge realizará a procissão em homenagem ao santo, padroeiro da Polícia Militar. O cortejo sai às 7h, percorre ruas do Centro e vai até a Catedral Metropolitana de Maceió, onde será realizada a Santa Missa.