Maceió

500kg de lixo são retirados de canal no conjunto Virgem dos Pobres I

Secom Maceió | 22/04/21 - 11h08 - Atualizado em 22/04/21 - 11h19
Ascom-Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) segue trabalhado na limpeza de canais para evitar novos transbordamentos em períodos de chuvas. Na última terça-feira (20), as equipes atuaram no Conjunto Virgem dos Pobres I, no bairro do Vergel do Lago.

Ao todo, foram retirados mais de 500kg de resíduos, descartados pela população. Sem acesso para as máquinas, a Sudes utilizou mais de 15 homens para a realização do serviço, que irá beneficiar mais de 250 pessoas que residem às margens do córrego.

João Paulo, residente do local, afirma que no período de chuvas é comum o transbordamento do canal, o que causa sofrimento para os moradores. “Todo ano a gente já espera que vá entrar água em nossas casas. Esse trabalho é importante para nós que moramos aqui ou temos algum tipo de negócio, pois ficamos mais tranquilos para viver e trabalhar no nosso bairro”, disse o morador.

Além da limpeza do canal, a Sudes realizou o plantio de 15 mudas na região, ornamentando áreas sem arborização no conjunto e tentando reduzir a prática de descarte irregular, bem comum no local. Integrantes do Instituto Mandaver também participaram do plantio.

“Estamos sempre procurando atender as regiões mais carentes de Maceió. Sabemos que o Vergel possui pontos crônicos de descarte irregular. Dessa forma, quando chove, os resíduos jogados nas ruas e praças acabam indo parar nos canais ou locais impróprios, atrapalhando os próprios moradores. Fizemos o plantio de mudas em um lugar estratégico, buscando coibir práticas negativas e arborizar o local, deixando um legado para a população”, disse Robert Wagner, Assessor Especial da Sudes.

O descarte de resíduos em vias públicas, áreas verdes e córregos é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A população pode ajudar denunciando os infratores através do 0800 082 2600 ou Whatsapp 98802-4834.