Maceió

51 pessoas do mesmo condomínio em Maceió doam sangue

Assessoria | 23/03/21 - 17h24
Cortesia

Conscientes do papel social que desempenham na sociedade, 51 moradores do Residencial Cidade Jardim, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió, promoveram uma campanha de doação de sangue coletiva nesta terça-feira (23). A ação aconteceu das 9h às 16h, no residencial, e teve como propósito manter estabilizado o estoque de hemocomponentes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Esta é a segunda coleta de sangue itinerante que os moradores do Residencial Cidade Jardim promovem; a primeira ocorreu em 21 de julho de 2020. Desde abril do ano passado, com o início da pandemia da Covid-19, o Hemoal iniciou o agendamento de coletas externas em condomínios.

A estratégia visa ajudar a estabilizar o estoque de sangue do hemocentro alagoano, mas, assegurando que os moradores permaneçam em isolamento social, evitando a disseminação do novo coronavírus. O primeiro condomínio em Alagoas a promover uma coleta itinerante foi o Ouro Verde, localizado em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

Critérios para doação

Além de ter entre 16 e 69 anos de idade, os interessados em doar sangue não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos de vida, hepatite. Com relação às gestantes e lactantes, não é permitida a doação de sangue e, para repetir o gesto, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres, ficam impedidas por três meses.

“Além de bom estado de saúde, os voluntários devem ter no mínimo 50 quilos e precisam apresentar um documento de identificação com foto. Também é obrigatório estar usando máscara e o voluntário deve ter dormido no mínimo seis horas antes da doação, além de não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e não ter fumado duas horas antes”, salientou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Agendamento

Os interessados em promoverem uma coleta externa de sangue em seus condomínios, devem ligar para o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal. Em Maceió, o agendamento ocorre pelo telefone é o 3315 2109 e, em Arapiraca, através do número 3539 8285. É importante ressaltar que o local deve atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

O Hemoal Arapiraca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Já a Unidade Trapiche do Hemoal Maceió atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. E a Unidade Farol do Hemoal Maceió, que funciona no Hospital Veredas, atende de segunda a sexta, das 8h às 11h.