Maceió

5º Encontro Internacional de Capoeira é realizado em Maceió nos dias 29 e 30 de novembro

Redação com assessoria | 28/11/19 - 11h07
Divulgação

O 5º Encontro Internacional de Capoeira Essência (Enincape) acontece este ano nos dias 29 e 30 de novembro, em Maceió. O evento realizado pelo grupo Capoeira Essência vai promover troca de graduações, formaturas, espetáculos e lançamento de livro.

O Enincape também vai proporcionar oficinas com Mestre Luizinho (filho do mestre Bimba), de Goiânia, e com o Mestre Buscalonge, de Salvador, além de oficina com os mestres Cláudio e Russo, ambos de Maceió.

A programação divulgada pela organização mostra que na sexta, 29, o evento tem início às 13h e termina às 21h, no Campus IV do Cesmac, na Rua Ângelo Neto, no bairro Farol. O dia vai ser marcado pelas oficinas de capoeira citadas acima.

Já no dia seguinte, às 8h, várias atividades acontecem na Escola Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. Às 15h, vai ter o lançamento do livro Golpes e nomenclatura de capoeira. Uma hora depois ocorre o batizado, troca de corda e formatura, no Memorial da República, em Jaraguá.

Para mais informações, o contato disponibilizado pela organização é o (82) 98812-8790.

História do grupo

A Associação Sócio Cultural Educacional Pedagógica Capoeira Essência é reconhecida pelo público em geral como umas das melhores instituições de ensino da capoeira no Brasil e no Mundo. Resultado de ações inovadoras, consistentes e profissionais.

A entidade foi fundada no dia 27 de novembro de 2009, após um longo processo de pesquisa sob a direção do mestrando Marciano, do graduado Coca e do graduado Dito, e tem como nome de fantasia “Capoeira Essência”.

A mesma está sendo registrada legalmente como entidade filantrópica sem fins lucrativos que atua na divulgação e promoção da capoeira e demais culturas e manifestações afro-brasileiras.

O grupo trabalha na formação de uma consciência crítica junto a crianças, jovens e adultos, e contribui para o desenvolvimento psicossocial positivo, através dos costumes, princípios e fundamentos da capoeira, partindo da perspectiva da valorização das manifestações da cultura popular, rica em significados e possibilidades.