Maceió

Ação do NASF estimula prática de atividade física entre usuários

Secom Maceió | 31/08/19 - 21h31
Secom Maceió

Após superar 20 anos de sofrimento com a asma, a aposentada Graciete Fernandes de Lima, de 87 anos, nem consegue se imaginar sem as atividades do Grupo de Envelhecimento Ativo da Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo Silva, no Jacintinho. Ao lado da amiga Cícera Miranda, de 80 anos, ela participa de todas as atividades para manter o corpo e a mente em movimento.

“Minha filosofia de vida se baseia em quatro Ts. Topo tudo todo o tempo. Danço, me exercito e estou sempre fazendo amigos. Sem isso, eu já teria morrido”, afirma dona Graziete. “Quem não faz atividade física não tem vida”, completa a amiga Cícera.

Foi exatamente para estimular, nos usuários das unidades de saúde que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o desenvolvimento de práticas corporais como fator determinante de promoção à saúde e prevenção do sedentarismo, que as coordenações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveram, nesta sexta-feira (30), no Sesc Guaxuma, o projeto “Nasf em Movimento: promovendo saúde com qualidade”.

Dona Graciente tem 87 anos / Foto: Secom Maceió

Considerando que as práticas corporais compõem um dos eixos de trabalho das equipes do NASF, o projeto se propõe a destacar os benefícios das atividades físicas – quando realizadas de maneira contínua e orientada – como uma ferramenta importante na estratégia de combate ao sedentarismo, que já é considerado um dos principais fatores de risco para doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Formadas por profissionais que integram várias áreas como Educação Física, Nutrição, Medicina, Serviço Social e outras, as equipes do NASF trabalham com a finalidade de estimular essas e outras mudanças na vida das pessoas, por meio da promoção da saúde. Para isso, os profissionais têm atuado nas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários (DS) do Município, articulando ações em áreas diversificadas por todo o território de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

De acordo com o coordenador do NASF, Berto Gonçalo, o NASF somou a atividade física a outras ações como uma estratégia de integração social e de humanização dos atendimentos nas unidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e refletindo num alto retorno em saúde pública, por evitar o adoecimento.

“Antes, nosso foco eram os usuários hipertensos e diabéticos. Hoje, com o apoio da gestão e a parceria dos demais setores da SMS, temos atuado também de forma integrada junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com projetos terapêuticos singulares e ainda no desenvolvimento de oficinas integrativas com os servidores e funcionários dentro das unidades”, ressalta Gonçalo.

O resultado dessas intervenções estava visível na ação realizada na manhã desta sexta-feira pela equipe do Nasf. Cerca de 400 pessoas participaram com alegria e disposição das atividades: oficinas, atividades grupais, alongamento, dança, ginástica, futebol, hidroginástica, pilates, quick massage e karaokê.

Entre as mais animadas, dona Adeilda Galdino, de 63 anos, moradora de Guaxuma. Ela, que há três anos faz tratamento natural contra um câncer no fígado, esbanja alegria quando fala de suas plantas medicinais e da diferença que a atividade física faz no seu dia a dia.

“Sempre que me sinto confortável com minha condição atual de saúde, participo das atividades, com as meninas da unidade ou aqui com o grupo do Sesc. E pra mim esses encontros são muito importantes, porque fazem bem pro corpo e pra alma, pois há uma troca muito grande de experiências e afeto entre as pessoas”, frisou Adeilda.