Maceió

Ação Itinerante levará Cadastro Único ao bairro Santos Dumont

Secom Maceió | 15/10/19 - 09h02
Pei Fon / Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) levará para os moradores do bairro Santos Dumont e adjacências, nesta terça-feira (15), a ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal. O atendimento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santos Dumont, das 8h às 12h.

Ao todo, são esperados aproximadamente 100 atendimentos na região. Além de realizar o cadastro no CadÚnico, a população também poderá fazer a atualização dos dados já cadastrados e buscar por informações diversas sobre Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Para ser inserido no Cadastro Único é necessário que a família tenha renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. Após se encaixar nesse perfil, é preciso que um dos integrantes da família se responsabilize em prestar as informações sobre todos os membros da família para um dos entrevistadores do CadÚnico.

A pessoa, que será chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), precisa ter ao menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Após a inscrição no CadÚnico, todos os dados apresentados são analisados e, comprovando-se o perfil desta família como de baixa renda, é emitido, num prazo de 15 a 30 dias, o Número de Identificação Social (NIS).

Após a inscrição no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso, por meio do NIS, a vários programas sociais como Bolsa Família, o Pronatec (cursos para qualificação profissional), a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Minha Casa Minha Vida, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Id Jovem e o Cartão de Passageiro Especial.
O Cras Santos Dumont está localizado na Rua Maurício de Melo e Mota, Cidade Universitária, parte alta de Maceió.

Outras ações

Na quarta-feira (16), outra ação do CadÚnico será realizada das 8h às 12h, no Cras Cacilda Sampaio, localizado na Rua José Cavalcante, 602, e contemplará os moradores da região Ponta Grossa.

Já na quinta-feira (17) será realizada mais uma ação na Escola Municipal Frei Damião, localizada na Av. Mundaú, 574, no bairro do Benedito Bentes, das 8h às 12h.