Maceió

Ademi-AL abre inscrições para seminário sobre esquadrias de alumínio

Curso acontece no início de abril, no auditório do edifício Norcon Empresarial, na Mangabeiras

19/03/19 - 15h25

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), em parceria com a Aluma e a Perfil, realizam, no próximo dia 04, o Seminário Técnico sobre esquadrias de alumínio, que ocorrerá no auditório do edifício Norcon Empresarial, na Mangabeiras. Este será o primeiro seminário técnico do ano, que faz parte do calendário anual de ações da Engenharia da Instituição e tem por objetivo levar conhecimentos e troca de experiências com profissionais renomados para o público afim.

O evento é uma ótima oportunidade para que os interessados se aprofundem no tema e ainda possam discutir os conhecimentos adquiridos na aplicabilidade da Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A aplicação da Norma de Desempenho acústica e térmica dependem diretamente das tecnologias utilizadas nas esquadrias. Por esta razão, também, este tema é tão relevante” ressaltou o superintendente e diretor de engenharia da Instituição, Rick Magalhães.

O seminário trará quatro palestrantes: Ronaldo Castro, Vera Fernandes, Magda Reis e Luis Viesti,  para tratar das temáticas “Tecnologia e certificações obrigatórias para esquadrias de alumínio”; “Programa Setorial da Qualidade de portas e janelas de correr de alumínio”; “Norma NBR 15575 & PSQ portas e janelas de alumínio: Abordagem mercadológica junto às construtoras” e “Lançamento do Manual compre certo: Especificações para esquadrias de alumínio”, respectivamente.

As inscrições já podem ser feitas através do site: https://doity.com.br/seminario-tecnico-esquadrias-de-aluminio. O valor custa R$ 40 para profissionais e R$ 20 para estudante.

Normas de Desempenho

Criada em 2013, a Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. Ela associa a qualidade dos produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação.

A norma prevê uma série de situações de risco para o imóvel e fornece, não só a medida, como também instruções de como medir se os sistemas são seguros. Trata-se de um documento de alto nível técnico que vai orientar fabricantes de materiais, projetistas e construtores.

As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

A Norma de Desempenho de Edificações é dividida em seis partes: uma de requisitos gerais da obra e outras cinco referentes aos sistemas que compõem o edifício (estrutural, de pisos, de cobertura, de vedação e sistemas hidrossanitários). Para cada um deles a Norma estabelece critérios objetivos de qualidade e os procedimentos para medir se os sistemas atendem aos requisitos. Por exemplo, a estrutura de uma parede deve aguentar, sem apresentar falhas ou rachaduras para impactos de uma determinada força medida em joules. Sistemas de coberturas têm que apresentar resistência ao fogo durante um determinado período de tempo. Tubulações hidrossanitárias que não estiverem escondidas devem suportar até cinco vezes seu próprio peso, para que não se rompam com facilidade gerando grandes transtornos. Vedações de paredes têm que garantir uma redução específica da temperatura verificada no lado exterior do edifício. A Norma prevê também proteção acústica, ou seja, deve abafar sons externos dentro de uma medida pré-determinada.