Maceió

Ajuda Humanitária: saques de parcelas de lotes são antecipados

Secom Maceió | 03/01/20 - 18h26

Está liberado a partir desta sexta-feira (3) o saque das parcelas de janeiro de oito lotes da Ajuda Humanitária do Governo Federal. A liberação antecipada visa evitar atraso no pagamento diante do fechamento do exercício 2019 da Prefeitura de Maceió.

As parcelas de janeiro liberadas para saque são dos lotes 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10 e 11. Já as dos lotes 8 e 9 ficarão disponíveis para retirada na próxima sexta-feira (10).

A antecipação do pagamento foi possível após uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Economia (Semec) para agilização da tramitação, uma vez que neste mês de janeiro a Secretaria precisa finalizar o balanço do exercício de 2019 e também haverá mudança do sistema contábil. O cronograma de pagamento volta ser realizado de forma escalonada no mês de fevereiro.

O beneficiário deve ficar atento e fazer o saque no prazo de 30 dias, caso contrário, o valor do benefício será bloqueado automaticamente, havendo necessidade de nova autorização de crédito para liberação da Ajuda Humanitária.

A retirada do benefício pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento com o Cartão Saque.

Lote 1

Está disponível também nesta sexta-feira (3) o saque da 12ª parcela do lote 1 da Ajuda Humanitária do Governo Federal. A parcela deveria ter sido paga no dia 31 de dezembro, mas um problema de operação  na instituição bancária inviabilizou o processo.

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que ainda aguarda resposta do Governo Federal quanto à continuidade do pagamento da Ajuda Humanitária, uma vez que o benefício se trata de ajuda de custo para que as famílias se mantenham fora da área afetada pela instabilidade de solo provocada pela mineração – segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – e delimitada no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.

A Defesa Civil orienta a população que, em caso de dúvidas, o cidadão entre em contato com o órgão pelo telefone 0800 030 6205, com a informação do nome e número do CPF.