Esporte

Alagoano Yohansson Nascimento se aposenta das pistas aos 33 anos

Olimpíada Todo Dia | 17/10/20 - 13h21
Reprodução Instagram

Um dos currículos mais vencedores da história do esporte paralímpico do país vai dar adeus às pistas. Aos 33 anos, o alagoano Yohansson do Nascimento já estava classificado para sua quarta Paralimpíada em Tóquio-2020, mas optou por se aposentar do atletismo e encarar um novo desafio. Ele será candidato a vice-presidente do CPB (Comitê Paralímpico do Brasil).

“Uma decisão muito difícil pra tomar como atleta, porque como todos sabem eu tenho índice para Tóquio. No Mundial do ano passado, eu fiz a a melhor marca da minha vida nos 100m. Conquistei aquele pódio fantástico ao lado do Petrúcio e do Washington e eu sabia que estar me candidatando à vice-presidência do CPB, eu teria que abrir mão dessa minha vaga e desse meu sonho de estar indo em busca de mais medalhas;” contou com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia.

Com 15 anos no esporte, Yohansson tem 25 medalhas nas principais competições: 6 em Jogos Paralímpicos, 11 em Campeonatos Mundiais e 8 em Jogos Parapan-Americanos. A opção é uma tentativa de retribuir o que o esporte te trouxe como atleta.

“Essa decisão foi tomada porque do mesmo jeito que eu tive a oportunidade de iniciar o esporte em 2005, o esporte me ofereceu tantas coisas, tantas oportunidades, pude melhorar minha vida, ajudar muitos atletas a ingressar no esporte. A saber o caminho que ele tinha que trilhar. E, se tudo der certo, nessa votação, como vice presidente eu vou poder ajudar não só os atletas da minha modalidade, do atletismo, mas atletas do Brasil inteiro.”