Maceió

Alerta de chuvas: Maceió é o município que mais preocupa a Defesa Civil

Theo Chaves | 20/05/22 - 17h10
São esperados mais de 200 milímetros para a capital alagoana | Foto: Theo Chaves/TNH1

Maceió pode ser o município mais atingindo pelas fortes chuvas que estão previstas para este fim de semana. O alerta foi dado pelo coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, durante reunião realizada nesta sexta-feira, 20, no Palácio República dos Palmares, que tratou dos planos de contingência e apoio aos municípios que poderão ser afetados pelo alto volume de chuvas.

Em entrevista ao TNH1, Abelardo Nobre disse que somente na capital alagoana são esperados mais de 200 milímetros de chuvas nas próximas horas.

"São esperados mais de 200 milímetros somente nas próximas 24h. No sertão, em um só dia, já choveu 80 milímetros. Estamos falando de uma área que tem um clima tropical semiárido, onde normalmente tem um volume total de 800 milímetros durante todo o ano. Somente nessas últimas horas choveu 10% desse volume no Sertão e Agreste. Então você passa isso para Maceió, que tem um clima tropical úmido, onde chove tem média anual 1.800 milímetros. Se você tira 10%, seria mais de 180 milímetros em um só dia. Diante de um volume tão grande e em poucas horas, você terá problemas pluviais e alagamentos, né. Mas o grande risco e a nossa maior preocupação é com as pessoas que moram nas áreas de encostas", disse.

O coordenador ainda ressaltou o grande risco de alagamentos e deslizamentos em vários pontos de Maceió. "Vimos a meteorologia divulgada nesta reunião, e o alerta para toda a região metropolitana. É claro que, diante desse volume tão grande esperado, aumenta o risco de alagamento e deslizamentos. E essa é a nossa maior preocupação, pois são áreas com uma densidade populacional muito grande e que estão localizadas em regiões sedimentadas. Isso pode representar um risco de colapso, dependendo da quantidade de áreas atingidas", salientou.

Abelardo também fez um apelo à população maceioense que mora em áreas de risco. "Quem mora nessa encostas ou qualquer outra área de risco, procurem imediatamente a residência de um parente, de um amigo, em um local que seja seguro para ser abrigar. A Prefeitura de Maceió estará disponibilizando locais preparados para receber e  proteger a sua vida. Então, quem quiser é só ligar para o telefone 199, que eu e toda a minha equipe estaremos à disposição da população", concluiu o coordenador.

O que provocou o alerta meteorológico ao estado de alagoas - Durante a reunião convocada pela  Defesa Civil Estadual de Alagoas para divulgar o plano de ação e apoio aos municípios diante de um alerta para a possibilidade de forte chuvas em todo o estado de alagoas, o meteorologista da Semarh, Vinicius Pinho, conversou com o TNH1 e explicou os dados que levaram a mobilização de um plano para respostas rápidas e integradas dos órgãos competentes.

"Só pra gente entender, foi uma junção de fatores que vem ocorrendo no Brasil nesses últimos dia. Tivemos a entrada de uma massa de ar que atingiu o continente nessa semana, principalmente o Sul e Sudeste do Brasil. Elas se movimentaram de lá para cá. É uma frente fria formada por esses deslocamentos. Elas se intensificaram e chegaram até o Nordeste do Brasil, o que não é tão comum", explicou.

O meteorologista destacou para a previsão esperada para Maceió e fez um alerta para as próximas horas, onde serão registrados os maiores volumes de chuvas." O que podemos esperar para as próximas horas, principalmente aqui na capital, que a gente sabe que é é uma cidade com mais gente nas áreas de risco, é um grande volume de chuvas. A gente espera, principalmente a partir da noite de hoje e no dia de amanhã, um grande acumulado de água.

Vinicius Pinho ainda ressaltou que a sequência de dias chuvosos deve começar enfraquecer a partir da próxima segunda-feira, 23.