Maceió

Aluno de Maceió é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

Secom Maceió | 31/10/19 - 21h24
Reprodução/Ascom Semed

O estudante Matheus Wallison vai concorrer à medalha de ouro na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ele concorre no gênero textual Memórias Literárias. Com o texto “Bebedouro chora as águas”, ele já conquistou as medalhas de bronze e de prata, classificando-se para a final na etapa nacional da competição. Matheus é aluno do 6º ano da Escola Municipal Haroldo da Costa, localizada no Salvador Lyra.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa já conta com um alto engajamento em todo o país: foram 42.086 escolas inscritas, entre instituições de ensino público estaduais e municipais, distribuídas em 4.876 municípios de todo o país e 171 mil alunos inscritos.

Além de Matheus Walisson, Wanna Gabrielly, também aluna da Escola Haroldo da Costa, participou da Olimpíada na categoria crônica. Wanna ganhou medalha de bronze na etapa regional com o texto “Meu Pinheiro ferido”.

A professora Jacira Maria, orientadora dos estudantes, explicou que independente de ganhar a medalha de ouro nacional ou não, Matheus já escreveu um importante capítulo de sua trajetória pessoal na história da competição. “O texto dele será publicado no livro da OLP, que será lançado no dia da cerimônia final e entregue a todos os participantes presentes. Com isso, ele passa a ser parte importante da própria Olimpíada e ganha o reconhecimento merecido pela produção premiada”, comemorou.

Além disso, caso Matheus Walisson conquiste a medalha de ouro na etapa nacional, também será contemplado com outras premiações importantes, como explicou a professora. “No dia da final, todos os participantes que ganharem medalha de ouro também conquistarão uma viagem nacional cultural. Já o professor-orientador ganhará uma viagem de intercâmbio internacional e a escola onde o aluno estuda receberá um acervo de livros e a placa oficial da Olimpíada”, explicou Jacira Lima.

A cerimônia de premiação, na qual o Brasil inteiro conhecerá os campeões nacionais da olimpíada, ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, mas a organização ainda não definiu o local – que pode ser em Brasília ou São Paulo. Até lá, Maceió já pode comemorar a classificação do texto de um de seus alunos entre os 38 melhores textos do gênero “Memórias Literárias” do Brasil.