Maceió

Antiga sede do Tribunal de Contas da União em Maceió tem autorização para ser demolida

TNH1 | 02/06/21 - 11h20
Google Street View

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Maceió desta quarta-feira, 02, a autorização ambiental para a demolição do antigo prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), situado na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro de Trapiche da Barra.

De acordo com o documento, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Alagoas - tornou público que requereu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) a liberação para o empreendimento.

A estrutura onde funcionava o TCU está abandonada há cerca de oito anos e serviu de abrigo para pessoas em situação de rua. Porém, os moradores da região faziam reclamações constantes com a falta de segurança no local e com a série de depredações. 

(Crédito: Arquivo TNH1)

Em 2017, houve o anúncio da SPU de que o prédio seria restaurado e o espaço foi condenado por técnicos do Conselho Regional de Engenharia de Alagoas (CREA-AL) e pela Prefeitura de Maceió no ano seguinte.

O prédio foi erguido com partes metálicas em região de corrosão elevada, à beira-mar, na Praia do Sobral. Em ruínas, o espaço ofereceu riscos à população durante quase uma década.

A Sedet ainda não divulgou qual a data e a programação para demolição. A situação vai ser analisada e deve ser decidida em breve.