Esporte

Após ataques a jogador, finais do vôlei de praia em Recife tem combate à homofobia

GZH Esportes | 18/03/24 - 13h12
Maurício Val / FV Imagem/CBV

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, realizada na Praia do Pina, em Recife (PE), terminou neste domingo (17) com as disputas de medalhas no Top 16, principal nível da competição. Porém, mais do que vencedores em quadra, o dia ficou marcado pelo combate à homofobia e apoio a Anderson Melo, jogador que foi vítima de ataques homofóbicos durante o qualificatório do Torneio Aberto, uma espécie de divisão de acesso ao Top 16.

Os três jogos que foram disputados foram marcados por manifestações dos atletas, que levaram para a quadra faixas com os dizeres "Homofobia é crime" e "Anderson Melo, esta luta é de todos".

—Não podemos deixar de comentar o que ocorreu com o Anderson Melo aqui. É importante lembrar que estamos aqui a trabalho, e fazemos com muito amor e carinho, nos dedicamos muito. Temos que pensar no respeito às pessoas. Preconceito é crime — disse Elize Maia, que ao lado de Thâmela superou Talita e Taiana, por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16) e faturou o título.

Entre os homens, André Stein e George ficaram com a medalha de ouro após vitória no tiebreak, contra Vinícius e Heitor por 2 sets a 1, parciais de  23/21, 13/21 e 15/7.

—Nesta etapa, infelizmente, teve um momento triste com o Anderson Melo. É algo inadmissível, trouxe muita revolta a todos nós atletas e da própria CBV. Bom que as providências já estão sendo feitas. Estamos unidos contra este tipo de atitude e não deixaremos que isso perdure — garantiu André.

O terceiro lugar do torneio feminino não foi disputado porque Vic, que forma parceria com Tainá,  sofreu uma lesão no polegar da mão esquerda na semifinal e não pode entrar em quadra. Dessa forma, Carol Horta e Ana Luiza garantiram o bronze.

Já no masculino, a disputa por um lugar no pódio foi acirrada e Arthur e Adrielson acabaram superando Pedro e Gabriel Santiago por 2 sets a 1, parciais de 21/16, 18/21, 15/9.

A próxima etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia acontecerá em Saquarema (RJ) entre os dias 3 e 7 de abril.