Maceió

Após obras emergenciais, Prefeitura determina abertura da Ladeira de Fernão Velho

Secom Maceió | 25/04/21 - 14h37
Max Fernandes / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC) determinou a abertura da Ladeira de Fernão Velho, que havia sido interditada no último dia 15, de forma preventiva, após deslizamentos de encostas causados pelas fortes chuvas que atingiram Maceió. A decisão ocorreu nesse sábado (24).

“As obras emergenciais foram concluídas hoje, o que possibilita a reabertura dessa importante via”, disse JHC, agradecendo também pela confiança e compreensão da população. 

No mesmo dia dos deslizamentos, o prefeito esteve no local e, acompanhado por equipe da Defesa Civil, ouviu moradores e lideranças locais e prometeu uma solução imediata. 

Ao acompanhar o problema de perto, visitando também  as ruas do bairro histórico de Fernão Velho, JHC disse: “Foi muito importante essa intervenção porque, por aqui, além dos veículos pequenos, também passam ônibus. Aqui nós temos oito pontos de deslizamentos”, alertou.

Somente na Ladeira, as equipes técnicas realizaram a aplicação de mais de 100 metros de lonas de contenção em dois pontos com risco de deslizamento. Cerca de 15 trabalhadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) também executaram a poda e supressão de árvores que apresentavam risco de desabamento da via.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, a interdição, mesmo tendo sido um incômodo para a população, que usava o local para trânsito ou transporte, foi uma medida necessária para garantir a segurança de quem ali vive.

“Nós temos ciência dos transtornos causados pelo bloqueio, principalmente para quem mora em Fernão Velho, mas a decisão levou em consideração o acumulado de chuva, os oito pontos de deslizamento registrados na região e e a necessidade de obras estruturais em alguns trechos da via bem como da supressão e poda de árvores. Agora, com a conclusão dessas etapas e orientação de nossos técnicos, podemos liberar esse trecho com segurança”, afirmou Abelardo.

Os serviços foram realizados durante toda semana. Foi construído, ainda, um muro de contenção em um trecho da via para sanar o problema de deslizamento, que comprometia o asfalto.

De acordo com o secretário municipal de infraestrutura (Seminfra), Nemer Ibrahim, para estabilizar a área, foi preciso construir um muro de 5,5 metros de altura e seis metros de largura. “Nós agora estamos focados em concluir as obras de recuperação das galerias para melhorar a rede de drenagem do bairro”, acrescentou Ibrahim.

O coordenador do Programa Previne Maceió e secretário de Governo (SMG), Francisco Sales, assegurou que o bairro vai receber obras preventivas de médio e longo prazo para evitar que as novas chuvas possam causar danos, como os que foram registrados este mês.

“Fernão Velho é um bairro histórico e vamos assegurar aos seus moradores obras estruturantes e a segurança de todos na quadra chuvosa. Executamos agora obras emergenciais para liberar a Ladeira e restaurar algumas vias, mas vamos elaborar um plano para todo o bairro”, assegurou Sales.