Maceió

Após quase 20 dias internado, presidente da Adefal morre vítima de Covid-19

15/04/21 - 10h56
Reprodução/Instagram

O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) João Ferreira Lima foi mais uma vítima da Covid-19 no Estado. O anúncio do falecimento do gestor foi feito pela própria instituição no início da manhã desta quinta-feira, 15.

João Ferreira estava internado há quase 20 dias no Hospital Veredas, em Maceió, quando apresentou sintomas mais graves da doença. Ele precisou ser intubado no dia 29 de março.

O corpo será sepultado no cemitério Parque das Flores, no Benedito Bentes, e a cerimônia será restrita aos familiares em consequência dos protocolos sanitários contra o coronavírus.

Os parentes e amigos vão realizar um grande cortejo nesta tarde para acompanhar o corpo até o local do sepultamento.

A Adefal suspendeu o atendimento de pacientes nesta quinta e sexta-feira.

Atuante em ações para pessoas com deficiência

Pernambucano da cidade de Bom Conselho, João Ferreira Lima desde 1987 adotou Maceió como a nova casa e a partir deste momento deu os primeiros passos na luta em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Ainda em 1987, João Ferreira assumiu o desafio de ministrar o curso de educação para jovens e adultos da Adefal, função que assumiu até janeiro de 1990.

Engajado e sempre atento aos anseios das pessoas com deficiência, João Ferreira passou a integrar oficialmente ao quadro de diretores. Ele acumulou em seu currículo cargos como: 1º secretário (Período1989 a abril 1991), 1º tesoureiro (Período de maio de 1991 a abril de 2003), diretor de cultura (abril de 2003 a abril de 2006) quando assumiu a 2º secretaria, vice-presidente em 2009 e em 2012 assumiu interinamente a presidência da ADEFAL, e em 2015 assumiu como presidente da ADEFAL permanecendo até os dia de hoje.

O engajamento e conhecimento no que se referia às políticas públicas em prol da pessoa com deficiência levou João Ferreira a assumir a direção e integrar muitos movimentos de luta da pessoa com deficiência como:

·         Em 2005 é eleito 1º tesoureiro da Federação de Entidades de Deficientes Físicos de Alagoas – FEDEFAL;

·         Em 2009 é eleito presidente da Federação De Entidades De Pessoas Com Deficiência Do Estado De Alagoas. – FEDEFAL;

·         Em 2013 é reeleito como atual presidente da Federação de Entidades de Deficientes Físicos de Alagoas – FEDEFAL, permanecendo até os dias atuais;

·         Joao Ferreira Lima ocupou o cargo de 1º Secretario 1º tesoureiro e vice-presidente da Organização Nacional De Entidades De Pessoas Com Deficiência Física- ONEDEF;

·         Membro titular do Conselho Municipal de Saúde;

·         Membro titular do Conselho Estadual de Saúde;

·         Em 2010 integrou como membro titular da Comissão de Ação a Saúde da Pessoa com Deficiência  junto ao Conselho Nacional de Saúde;

·         Atual Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.