Política

Arthur Lira participará da COP-28 em Dubai representando a Câmara dos Deputados

Assessoria | 22/11/23 - 16h41
Divulgação/Assessoria

O deputado federal Arthur Lira (PP) participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28) representando a Câmara dos Deputados. A Conferência ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Lira deve participar do evento a partir do dia 4 de dezembro, reforçando o compromisso do país com a questão ambiental.

Na presidência da Câmara, Lira tem focado sua atuação em busca da aprovação da chamada “pauta verde” e de projetos que garantam a transição energética nacional, conjunto de legislações que devem posicionar o Brasil na vanguarda da produção de energias limpas, renováveis e ambientalmente sustentáveis.

A chamada transição energética caracteriza-se pela mudança nos processos de geração e consumo de energia de fontes não renováveis e mais poluentes (petróleo, carvão, por exemplo), para fontes de energias renováveis (energia solar, eólica, biomassa).

A Conferência reúne todos os países-membros da ONU para debater estratégias para conter o aquecimento global – cujo máximo aceitável, de acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é de 1,5º C até 2050, em relação às temperaturas registradas na era pré-industrial. 

A expectativa é que o Brasil chegue à COP-28 se firmando no cenário global como um provedor de soluções para o mundo. Além disso, vai defender a ciência como determinante nas decisões e políticas públicas a respeito do aquecimento global, por meio de pesquisa e do desenvolvimento de combustíveis “verdes”.