Maceió

Atualização do Mapa de Setorização de Danos recomenda realocação total de 1.706 imóveis da área de monitoramento

Secom Maceió | 30/09/20 - 14h02

A Defesa Civil de Maceió e a Defesa Civil Nacional, com o apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entregaram nesta terça-feira (29) ao Ministério Público Federal (MPF) uma atualização parcial do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias. A versão 3 do Mapa de Setorização de Danos recomenda a realocação total de 1.706 imóveis que se encontravam em área de monitoramento, mais inclusão de nova área no Mapa. O documento foi formulado com base em relatórios apresentados pela empresa Braskem – que tratam sobre um panorama futuro para as área de exploração de sal-gema, e nos dados de monitoramento realizados pelos órgãos públicos na região afetada.

Clique AQUI para baixar o mapa em PDF.

Parte da área com recomendação de realocação destacada na versão 3 do Mapa de Setorização de Danos havia sido sugerida pela Braskem, com base nos estudos apresentados por três instituições contratadas pela empresa. As Defesas Civis Municipal e Nacional, com o apoio técnico da CPRM, ajustaram o polígono e recomendam realocação de novas áreas com base nos estudos e nas evidências apresentadas também durante o monitoramento contínuo da área afetada, entre eles a atualização do Mapeamento de Feição – realizado em Bebedouro desde junho deste ano.

Os relatórios apresentados pela empresa Braskem, confeccionados por instituições contratadas pela mineradora, sugerem ampliação da área para realocação após os estudos apontarem índice elevado de subsidência e a análise de cenário futuro projetarem prazos para colapsos de minas com impacto na superfície, caso nenhuma medida seja adotada para estabilização das minas de exploração de sal-gema.

A versão 3 do Mapa de Setorização de Danos recomenda a realocação de 1.587 imóveis que estavam em área de criticidade 01 (área de monitoramento) na versão 2 do Mapa de Setorização de Danos (publicada em 16 de junho de 2020), mais a inclusão de área com 119 imóveis localizados em Bebedouro – que até então estavam fora do Mapa, totalizando 1.706 imóveis para realocação. Esta nova área em Bebedouro está sendo incluída no documento já com recomendação de realocação devido às evidências de alagamento e feições em decorrência da subsidência que afeta a região.

 Do total de imóveis que passam a ter recomendação de realocação na versão 3 do Mapa de Setorização, 1.444 estão localizadas em área do Setor 00 (identificada na cor verde do Mapa), 50 no Setor 01 (cor rosa) e 212 no Setor 02 (cor azul), devido à constante movimentação do solo decorrente do processo que os bairros vêm sofrendo desde 2018, provocado – de acordo com relatório da CPRM – pela atividade de mineração. A quantidade de imóveis nestas áreas é uma estimativa com base no geoprocessamento da Prefeitura de Maceió, podendo haver alterações em decorrência de coabitações, conjugados e comércio informal.