Maceió

Audiência virtual garante reconhecimento de paternidade com pai em Lisboa

Assessoria | 11/03/21 - 22h30
Reprodução

A tecnologia permitiu que o Núcleo de Promoção a Filiação (NPF) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizasse uma audiência virtual de reconhecimento de paternidade com a presença de um pai em Portugal e uma mãe em Maceió. Ambos também chegaram a um acordo quanto ao pagamento de pensão alimentícia e o sobrenome da criança.  

Leonardo, brasileiro residente em Lisboa, e a alagoana Raniellen aprovaram a praticidade da audiência. “Se isso não for uma metodologia que não esteja sendo adotada por todos os tribunais do Brasil, acho que deveriam rever isso com celeridade porque é uma forma muito mais fácil”, declarou o pai. 

De acordo com a psicóloga Karina Ribeiro, o caso foi o primeiro do Judiciário alagoano. Ela afirma que antes do uso da tecnologia, era necessário realizar um longo processo burocrático. “O pessoal do nosso cartório teria que mandar um documento através do Itamaraty para que o averiguado fosse ouvido lá, pelos juízes de lá de Lisboa”, explicou. 

A coordenadora do NPF, Ana Cláudia Acioly, comemorou o sucesso da audiência e ressaltou a garantia do apoio paterno no desenvolvimento da criança. Aperte o play e assista na íntegra à reportagem completa do repórter André Risco, da TV Tribunal, disponível no YouTube e no IGTV @tjal.oficial