Maceió

Bairros de Maceió recebem melhorias na sinalização; saiba como solicitar

Secom Maceió | 23/02/20 - 19h58
Contorno de quadra na Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins | Foto: Marco Antonio / Secom Maceió

O Programa Nova Maceió tem transformado a realidade em diversos bairros da cidade. Além das obras de infraestrutura e serviços de iluminação pública, comunidades da capital também estão recebendo as intervenções de melhorias na sinalização executadas pelas equipes da Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Como parte dos trabalhos do Programa Nova Maceió, a SMTT implantou o novo contorno de quadra na região da Bomba do Gonzaga, no bairro do Tabuleiro do Martins. As ações foram executadas para proporcionar maior mobilidade urbana aos condutores que diariamente trafegam pela Avenida Durval de Góes Monteiro, um dos corredores de transportes mais movimentados da capital.

Outra via importante da parte alta de Maceió que recebeu melhorias na sinalização foi a Avenida Jorge Montenegro Barros, na Santa Amélia. O corredor de transportes teve 54 placas de trânsito que estavam deterioradas ou danificadas pela ação do tempo completamente requalificadas. Ainda ao longo da avenida, sete novas faixas de travessia de pedestres foram revitalizadas e seis lombadas foram pintadas.

“Os trabalhos de requalificação na sinalização resultam em vias mais seguras para o tráfego de veículos e de pedestres. São diversas melhorias que estão sendo executadas pelas equipes de Obras Viárias da SMTT para melhorar a sinalização da malha viária da capital, por meio do Programa Nova Maceió. A Prefeitura seguirá levando esses serviços para outras localidades, para que diversos outros bairros disponham de corredores de transportes devidamente sinalizados”, contou o titular da SMTT, Antônio Moura.

No bairro da Jatiúca, as avenidas Luiz Ramalho de Castro e Empresarial Carlos da Silva Nogueira foram contempladas com a instalação de 139 novas placas de trânsito, a exemplo de proibido estacionar, sentidos de direção e limites de velocidade. As vias também receberam a pintura de 13 novas faixas de pedestres, além de faixas de rolamento. No local, ainda foram implantados novos tachões refletivos, que servem para alertar os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade para evitar a ocorrência de acidentes.

Outros bairros sinalizados

Seguindo com os serviços de revitalização da sinalização viária, a Rua Comendador Palmeira, no Farol,  foi contemplada com a pintura de três faixas de pedestres e a instalação de 49 novas placas de trânsito. As novas sinalizações proporcionam maior visibilidade e segurança aos pedestres e condutores que diariamente transitam pelo local.

Já no Antares, a Rua Efigênio Ferreira de Lima e a Avenida Maria Carolina Moreira Sampaio foram contempladas com a revitalização da sinalização horizontal. Na ocasião, as vias receberam a pintura de lombadas e de novas faixas tracejadas.

A Rua Cabo Reis também foi contemplada com 23 novas faixas de pedestres, faixas de rolamento e Marcações de Área de Conflito (MAC). A via recebeu ainda 271 placas de sinalização vertical, para ordenar o fluxo de veículos que transitam pela região.

Como solicitar os serviços de sinalização

O cidadão que perceber a necessidade de melhoria ou implantação de nova sinalização em sua comunidade conta duas opções presenciais para realizar a solicitação do serviço: a sede da SMTT, no Tabuleiro do Martins, ou o posto da SMTT na Central Já! do Parque Shopping, em Cruz das Almas. Ao comparecer a um desses locais, o interessado deve apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e informar o endereço e um ponto de referência do local que precisa de melhoria na sinalização.

Na sede da Superintendência, o horário de atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Na unidade descentralizada da SMTT na Central Já! do Parque Shopping, o atendimento é das 8h às 17h, também de segunda a sexta-feira.