Esporte

Brasil bate russas e vai às semifinais no vôlei feminino das Olimpíadas

Gaúcha ZH | 04/08/21 - 11h51
Wander Roberto/COB

Foi sofrido, mas a seleção brasileira de vôlei feminino conseguiu bater, de virada, o Comitê Olímpico Russo e se classificou para as semifinais do torneio em Tóquio. Com o retorno de Macris, recuperada de lesão no tornozelo direito, a equipe de José Roberto Guimarães bateu as russas por 3 sets a 1 (23/25, 25/21, 25/19 e 25/22) e segue invicta na competição.

Agora, o Brasil enfrentará a Coreia do Sul, que bateu a Turquia mais cedo, na próxima sexta-feira (6), pela semifinal. A partida ainda não tem horário confirmado. 

As russas começaram de maneira avassaladora no primeiro set. Logo enfileiraram uma sequência de quatro pontos consecutivos, em bolas atacadas, mas também em erros do Brasil nos contra-ataques. As brasileiras chegaram a encostar, diminuindo a diferença para um ponto, mas as adversárias não perderam a liderança no placar em nenhum momento e fecharam o set em 25 a 23, com sete pontos de Goncharova.

A equipe de José Roberto Guimarães buscou o empate ao fechar o segundo em 25 a 21. Depois de ficar grande parte do set atrás do placar, o Brasil passou a frente do marcador ao fazer 18 a 17. O técnico da Rússia, o italiano Sergio Busato, desafiou a marcação do árbitro por duas vezes para parar o jogo, mas nem isso fez as brasileiras perderem a concentração. Depois da virada, a seleção encaminhou a sequência do set com pontos de Carol Gattaz e Gabi.

No terceiro set, a história foi diferente. Pela primeira vez no jogo, o Brasil abriu vantagem logo no começo e administrou até fechar em 25 a 19. As russas até chegaram a encostar e diminuir a diferença para um ponto, mas as brasileiras souberam vencer o set em 28 minutos. Carol Gattaz foi a maior pontuadora brasileira, com nove.

Brasil e Rússia trocaram pontos no quarto set. Rosamaria de um lado, resposta de Goncharova do outro. Carol Gattaz botava a bola no chão, Fedorovtseva bloqueava pelas russas. Assim foi até o final, mas com três pontos de Rosamaria, as brasileiras conseguiram fechar em 25 a 22, garantindo a classificação.