Maceió

Braskem complementa projeto de segurança nos bairros com muros de proteção em áreas desocupadas

Assessoria | 21/08/20 - 14h53 - Atualizado em 21/08/20 - 18h59
Ascom Braskem

A Braskem iniciou os trabalhos para a colocação de muros de proteção em áreas já desocupadas nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto para aumentar a segurança das pessoas que vivem e transitam pela região. Uma equipe especializada começou a atividade de demarcação da área que vai receber os muros de proteção, que poderão ser de tapumes galvanizados, telas vazadas de arame ou aproveitamento dos muros já existentes, como é o caso de alguns condomínios. Câmeras e alarmes de sensores de presença serão instalados em algumas regiões para complementar a segurança e monitoramento.

As encostas do Mutange e do Jardim Alagoas serão as primeiras a receber a estrutura dos tapumes galvanizados. Essa etapa deve durar cerca de 60 dias e vai compreender um agrupamento de imóveis que já foram desocupados pelos moradores atendidos no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. Nesses dois locais, será feito um trabalho de drenagem para estabilização da encosta, evitando assim a ocorrência de deslizamentos, como é característico no período de chuvas.

A instalação dos muros de proteção e estabilização das encostas complementam as ações da Braskem nos bairros. O plano de segurança dos bairros conta com a ação da Central de Monitoramento e Segurança, que atua em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O plano inclui ainda as equipes de fiscalização e apoio comunitário e as rondas de vigilância. A Central é responsável por acompanhar toda a movimentação nos bairros 24 horas por dia nos 7 dias da semana.  Em caso de disparo de alarme ou movimentação suspeita, as ações são comunicadas à Polícia Militar e as equipes de campo irão se deslocar para o local, orientados pela Central de Segurança. Os muros de proteção serão colocados em agrupamentos de imóveis já de socupado s, o que irá também melhorar o trabalho de limpeza e controle de pragas.

Tamponamento - Outra ação é o tamponamento individual dos imóveis desocupados. Essa atividade foi interrompida por medida sanitária contra a Covid-19 e já foi retomada. O plano de ação das equipes foi intensificado para atender os imóveis que ficaram sem fechamento e atuar nos imóveis que estão sendo desocupados. Todos os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus estão sendo adotados, como avaliação médica, uso de equipamentos de proteção individual e respeito ao distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades públicas de saúde ao transitar pelas ruas. Mais de 1 mil imóveis foram tamponados até 23 de março, quando as ações foram suspensas.

O cuidado com os bairros inclui ainda as atividades de limpeza e controle de pragas. Em conjunto com a Prefeitura de Maceió, a cada mês as equipes recolhem entulhos e fazem a capina e pintura de meio fio nos bairros. Em caráter permanente, um programa de controle de pragas combate roedores, insetos e principalmente os mosquitos da dengue, zika e chicungunya. Um programa conjunto com Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES) faz o acolhimento temporário dos animais das famílias realocadas, além de trabalhar na conscientização sobre posse responsável e cuidar de animais abandonados.

Para saber mais informações, acesse www.braskem.com/alagoas ou nas redes sociais do Integra.mcz.