Maceió

Braskem diz que licenças da Prefeitura são para construção de canteiros

TNH1 | 09/04/21 - 14h24
Foto: Secom Maceió

A Braskem se pronunciou na tarde desta sexta-feira, 09, sobre as autorizações da Prefeitura de Maceió para atuação da mineradora, por dois anos, nos bairros do Pinheiro e Bebedoruo, dois dos bairros situados na região afetada pela instabilidade do solo provocada justamente pelo trabalho da empresa na capital alagoana. 

Em nota, que você confere abaixo, a empresa explica que as autorizações publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) são para a instalação de dois canteiros para apoiar obras que serão executadas na região do Mutange. A nota da petroquímica enfatiza ainda que encerrou definitivamente extração de sal-gema. A atividade, segundo eles, "não está sendo nem será retomada"

Leia a nota na íntegra:

As Autorizações Ambientais Municipais de Implantação Nºs 014 e 015/2021, publicadas no Diário Oficial do Município de Maceió, edição desta sexta-feira, 09 de abril, dizem respeito ao pedido de instalação de dois canteiros para apoiar obras que serão executadas na região do Mutange. A Braskem reitera que encerrou definitivamente as atividades de extração de sal-gema, conforme anunciado em 2019, e essa atividade não está sendo nem será retomada.

Pela publicação (veja reprodução abaixo), a Prefeitura de Maceió sugere que as licenças seriam para a ativade principal da Braskem, ou seja, extração de sal-gema".

Posteriormente à publicação, a Prefeitura emitiu nota afirmando que se tratavam de canteiros. Não se sabe se vai ser feita retificação. Leia  a nota:

"A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió informa que a autorização concedida à Braskem trata-se do licenciamento de dois canteiros administrativos, referente à instalação de uma empresa que vai promover a demolição de residências e construções nos bairros Pinheiro e Bebedouro. A Secretaria esclarece que a Prefeitura de Maceió não está licenciando nenhuma atividade de extração de sal-gema."