Mercado de Trabalho

Braskem oferta vagas para estágio nas unidades em Alagoas

Inscrições estão abertas até 27 de agosto. A seleção é às cegas, a fim de aumentar a diversidade e a inclusão

Assessoria Braskem | 18/08/21 - 09h11
Divulgação/Braskem

A Braskem está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2022. Nesta edição, o programa oferece cerca de 300 vagas para os estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site https://www.braskem.com.br/carreira, até o dia 27 de agosto.

As vagas são para estudantes universitários que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação os cursos de Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica e Produção), Administração, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia, Química e Publicidade, entre outros. E para estudantes de curso técnico com mais de 18 anos que estejam cursando, no mínimo, o segundo semestre do Ensino Técnico dos cursos de Química, Segurança, Plástico, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Eletroeletrônica, Instrumentação, Automação e Meio Ambiente. Para ambos os casos, é necessário ter disponibilidade para estagiar em média 30 horas semanais. 

O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2022. O processo seletivo é 100% on-line e gamificada, a seleção busca alinhamento do perfil do candidato com a cultura e os valores da empresa. 

Diversidade e inclusão

A companhia investe em diferentes iniciativas no processo seletivo a fim de aumentar a diversidade e representatividade dos candidatos, com foco principalmente em universitários negros. Além disso, a avaliação de currículos acontece às cegas, sem acesso a informações como idade, instituição de ensino e experiência prévia. 

Alguns critérios de seleção foram flexibilizados, um deles é o inglês que deixou de ser obrigatório. Agora, os candidatos selecionados serão elegíveis à bolsa de inglês. Outro destaque é que o teste de raciocínio lógico foi substituído por uma avaliação de tomada de decisão permitindo conhecer de forma mais inclusiva os candidatos. 

A companhia conta com o apoio da Cia de Talentos para iniciativas direcionadas à atração, contratação, desenvolvimento e inclusão de grupos minorizados na sociedade. Em 2021, o Programa de Estágio da Braskem contratou 250 estudantes. Desse total, 38% negros, 54% mulheres, 45% pessoas de baixa renda e 5% acima de 28 anos. 

“A Braskem busca ter, cada vez mais, um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. Com o nosso Programa de Estágio buscamos, ano a ano, inovar e superar nossos desafios para alcançar a nossa meta de aumentar a representatividade de grupos minorizados no nosso quadro de colaboradores, principalmente a de negros”, explica Camila Fossati, responsável pela área de Diversidade e pelo Programa de Estágio da Braskem.

Etapas da seleção

Esse ano, a Braskem traz quatro etapas diferentes para selecionar os candidatos:

●    Exploração é a fase que o candidato troca experiências com personagens em um game, para conhecer a companhia e seu negócio; 
●    Inovação é a dinâmica que trabalha ideias que causem impacto dentro e fora da empresa;
●    Transformação será realizada em grupo, para os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas, na qual os líderes da Braskem terão a oportunidade de avaliar como os participantes tomam decisões práticas para transformar ideias em ação; 
●    Entrevista Individual, que é a porta de entrada para iniciar a carreira na companhia.