Maceió

Braskem realiza novo estudo de sísmica na Lagoa Mundaú

Levantamento vai traçar imagem do subsolo da lagoa a partir do dia 5

Assessoria | 04/03/20 - 09h02
Izaac Pacheco/TV Pajuçara

Dando continuidade aos estudos para entendimento dos fenômenos geológicos nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, a Braskem vai iniciar na quinta-feira, 5 de março, um estudo de sísmica na Lagoa Mundaú.  As atividades devem durar 8 dias e serão realizadas das 7h às 17h, por uma empresa especializada na área de estudos ambientais e geológicos.

O plano de estudo foi autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e sua realização não causará nenhum impacto na prática da pesca no local, pois o trabalho é silencioso, não gera ruídos, nem ondulação da água. Será realizado um monitoramento contínuo no local para a garantia de que não ocorrerá nenhuma alteração do meio.

Os dados são coletados por equipamento semelhante ao ultrassom, instalado em um barco, que capta imagens do solo e subsolo em até 40 metros de profundidade. O barco vai navegar lentamente, a 6km/h, de forma a mapear toda a lagoa. Para garantir que as ondas emitidas pelo equipamento de coleta de dados não impacte os animais da lagoa, um segundo barco equipado de microfone acompanha, monitora e registra toda a atividade. Também estão sendo feitos monitoramentos laboratoriais diários da qualidade da água, em pontos pré-determinados pelo IMA. Todas as informações serão reportadas ao órgão ambiental.