Saúde

Butantan e Pfizer entregam mais 4 milhões de doses ao Ministério da Saúde

Dados do próprio ministério mostram que a pasta está com mais de 12 milhões de doses dos imunizantes; estados seguem aguardando o repasse das vacinas

Redação TNH1 | 30/07/21 - 10h38
Walterson Rosa / Ministério da Saúde

O Instituto Butantan e a Pfizer entregaram mais 4 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 ao Ministério da Saúde (MS) entre a noite da última quarta-feira, 28, e a manhã desta sexta-feira, 30. 

O Butantan enviou hoje ao MS um novo lote com 1,2 milhão de doses da CoronaVac, totalizando 4,2 milhões em três remessas enviadas nesta semana. O Butantan fecha o mês de julho com 62,849 milhões de doses fornecidas ao Plano Nacional de Imunizações desde 17 de janeiro.

O governo brasileiro também recebeu 1 milhão de doses do imunizante da Pfizer/BioNTech na noite da quarta-feira e mais 1,8 milhão em dois voos que pousaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP, ontem à noite. 

A Pfizer disponibilizou 2 milhões de doses entre segunda e a última terça-feira. A farmacêutica tinha entregue também outras duas milhões de doses no domingo. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a pasta repassou aos estados na semana passada 2 dos 3 milhões de doses enviadas pela farmacêutica. Sendo assim, o ministério está com quase 8 milhões de doses do imunizante reservados para enviar às regiões. Essas cargas fazem parte do total de 13 milhões a serem disponibilizadas ao Brasil até o início de agosto. 

Até o momento a Pfizer entregou 32 lotes ao país, totalizando 27,2 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve repassar  ao Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira o lote semanal de vacinas da AstraZeneca/Oxford. Normalmente a fundação envia aproximadamente 4 milhões de doses ao governo federal. A quantidade de hoje, no entanto, ainda não foi divulgada.