Brasil

Saúde recebe novas doses de vacinas do Butantan e da Pfizer; estados aguardam repasse

Butantan completa 3 milhões de doses entregues nesta semana, enquanto Pfizer enviou pouco mais de 4 milhões desde domingo

Redação TNH1 | 28/07/21 - 09h47
Rovena Rosa / Agência Brasil

Os estados brasileiros seguem aguardando o repasse de mais vacinas contra Covid-19 por parte do Ministério da Saúde (MS), que recebeu mais 1,5 milhão de doses do Butantan nesta quarta-feira, 28, e 2 milhões de doses da Pfizer entre segunda e terça-feira. 

Essa é a segunda remessa que o Butantan entrega nesta semana. Na segunda-feira, o instituto já havia disponibilizado um lote com 1,5 milhão de doses da CoronaVac. Com o repasse de hoje, já são 3 milhões nesta semana. Está prevista mais uma entrega para esta sexta-feira. Agora, já são 61,649 milhões de doses da vacina entregues ao MS desde 17/01. A Coronavac foi a primeira vacina contra o novo coronavírus a chegar aos brasileiros. 

Já a Pfizer disponibilizou mais 2 milhões de doses entre segunda e essa terça-feira. A farmacêutica tinha entregue outras duas milhões de doses no domingo. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a pasta repassou aos estados na semana passada 2 dos 3 milhões de doses enviadas pela farmacêutica. Sendo assim, o ministério está com pouco mais de 5 milhões de doses do imunizante reservados para enviar às regiões. Essas cargas fazem parte do total de 13 milhões a serem disponibilizadas ao Brasil até o início de agosto. 

Com o lote desta terça, a Pfizer entregou 29 lotes ao país, totalizando 24,3 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.