Maceió

Câmara intermedeia negociação entre servidores e Executivo sobre PCCS e estatuto

Redação com assessoria | 10/04/19 - 19h54
Divulgação/Ascom Câmara de Maceió

Após impasse entre as partes e invasão e depredação da sede da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (9), servidores públicos municipais e a Prefeitura de Maceió vão abrir negociação para discutir os dois projetos que tratam sobre o Plano de Cargo, Carreiras e Salários e sobre o Estatuto dos Servidores, enviados na semana passada ao Legislativo municipal.

O presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), intermediou um encontro entre o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o secretário de Gestão da capital, Reinaldo Braga e os representantes dos funcionários na próxima sexta-feira (12), às 16h, na Prefeitura.

O anúncio foi feito por Kelmann Vieira em encontro que teve com os líderes sindicais do funcionalismo nesta quarta-feira (10), na Câmara, em Jaraguá. Na reunião, o presidente garantiu aos trabalhadores que enquanto não houver acordo que supere o impasse, os PLs que não serão votados. Os funcionários solicitaram que Kelmann Vieira devolva os projetos para o Executivo, e o vereador afirmou que isso pode acontecer, mas pediu que eles aguardassem o começo das negociações na próxima sexta.

Também representaram a Câmara na discussão desta quarta com os servidores, os vereadores Silvania Barbosa (PRTB); José Márcio Filho (PSDB); Ib Breda (PR); Siderlane Mendonça (PEN); Francisco Sales (PPL); Mauro Guedes (PV); Davi Davino (Progressistas); Cleber Costa (Progressistas); Beto da Farmácia (PROS); Ana Hora (PSD); Luciano Marinho (Podemos); Galba Netto (MDB); Ronaldo Luz (MDB) e Simone Andrade (DEM).

“Meu posicionamento a respeito do impasse entre Executivo e os servidores foi de dialogar. Em nenhum momento, nos recusamos a receber a categoria e seus representantes. Infelizmente, a situação chegou ao extremo com a invasão e depredação do patrimônio público da Casa, na última terça-feira, com cenas lamentáveis. Tenho pautado minha gestão à frente do Legislativo municipal sempre pelo viés democrático. Portanto, é inadmissível que haja incitação à violência por quem quer que seja. Passado esse episódio triste que vivemos, procurei o prefeito Rui Palmeira e consegui mostrar a ele que é imprescindível que o Executivo abra negociação com os servidores, e ele entendeu isso perfeitamente. Agora, é esperar a primeira reunião na próxima sexta-feira. Eu mesmo vou representar a Câmara nesse encontro”, declarou Kelmann Vieira.

O chefe do Legislativo também reafirmou aos servidores que o projeto não vai tramitar na Casa até que haja uma solução para o problema.

“Ninguém fala por mim absolutamente nada. Dessa forma, me comprometo que nenhum dos projetos em questão será apreciado e votado até que servidores e Executivo cheguem a um bom termo para o problema. Aproveitemos que os dois lados optaram pelo diálogo para fazer um entendimento avançar”, disse Kelmann.

Presidente do Sindicato dos Assistentes Socais (SASEAL), Cristiano Montenegro, comemorou a abertura da mesa de negociação com o Executivo. “Gostaria de parabenizar esta Casa, sobretudo o presidente Kelmann Viera, por ter conseguido intermediar esse processo de início de conversa com a Prefeitura de Maceió. Hoje, demos o primeiro passo e isso é importante”, destacou.

Quem também comentou o canal de negociação com o Executivo foi o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Saúde (SindSaúde), Alessandro Fernandes. “Vivemos momento bastante complicado nos últimos dias, nossa base está com os nervos à flor da pele por tudo que implica os projetos do Executivo, mas agora enxergamos uma luz no fim do túnel com o papel que o presidente da Câmara exerce servindo como interlocutor desse processo. Sabemos que todos os vereadores estão nessa conosco e esperamos que as coisas se encaminhem”, afirmou o sindicalista.