Maceió

Campanha de vacinação contra a raiva será realizada no Pinheiro nesta quinta-feira

Assessoria | 28/10/20 - 15h29
Agência Brasil

Moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto poderão levar seus cães de estimação para vacinar contra a raiva, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h. Serão colocadas à disposição 100 doses de vacina e o posto será montado no Supermercado Pilar, no Pinheiro. Ele funcionará enquanto durarem as doses da vacina. A ação integra a campanha de vacinação antirrábica 2020, da Secretaria Municipal de Saúde, e é gratuita. O morador deve apresentar comprovante de residência ratificando morar em um dos quatro bairros.

Já no dia 9 de novembro, será a vez dos felinos receberem a vacina, também às 9h, no Supermercado Pilar, no Pinheiro. Os atendimentos a cães e gatos acontecem em dias distintos com o objetivo de evitar o estresse dos animais. Essa etapa de vacinação é realizada pelo Programa de Apoio aos Animais, uma parceria entre a Braskem e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A Raiva mata

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, dentre eles os cães e os gatos. É causada por um vírus que se multiplica no sistema nervoso central e segue para as glândulas salivares. O cão e o gato são os principais hospedeiros na área urbana, e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença. Não existe tratamento específico para a doença e a vacinação é a forma mais eficaz de impedir que o vírus alcance a população.

Cuidando dos animais

O trabalho de saúde animal desenvolvido pelo Programa de Apoio aos Animais, na área de desocupação, complementa todo o apoio dado pela Braskem na realocação das famílias dos quatro bairros, com acompanhamento dos médicos veterinários no momento da mudança e a guarda temporária dos animais, no caso de não haver espaço no novo imóvel provisório. O programa já realizou a vacinação de mais de 400 animais, sendo 247 gatos, 119 cachorros e 42 cavalos. Além da vacina, os animais desses bairros contam com ações de castração, registro e atendimentos clínicos.