Maceió

Cartão Cria: Semas divulga calendário para cadastro de crianças até 2 anos

Secom Maceió | 06/04/21 - 19h30

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) divulgou nesta terça-feira (06) o cronograma de cadastro das crianças até dois anos para o recebimento do Cartão Cria (Criança Alagoana). O cadastro acontecerá nos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); na sede do Cadastro Único (Cadúnico), na Serraria; no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no bairro do Prado; e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Santa Lucia.

De 8 a 15 de abril serão cadastradas as crianças cujas mães possuem iniciais de A a L.  De 16 a 23 de abril, crianças cujas mães possuem iniciais de M a Z. A Semas ressalta que será liberado apenas um benefício por família. Se há na casa uma gestante cadastrada, mesmo que tenha uma criança menor de 2 anos, ela não terá acesso ao benefício. A criança deverá está inscrita no Cadastro Único da família, ou seja, é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) da mãe ou do pai, além do NIS da criança.

O atendimento será feito por agendamento, das 9h às 13h. As mães que querem cadastrar as crianças devem ligar para os postos de cadastro da Semas de acordo com a unidade de saúde em que a criança é acompanhada, seguindo o calendário.

Documentação para o cadastro da criança

– Certidão de Nascimento da criança, Cartão SUS, RG-CPF do responsável, Comprovante de Residência, NIS do Responsável e da Criança e a Caderneta da Criança.

Segundo a assistente social da Semas, Ray Gomes, as gestantes e crianças com síndrome congênita por Zika Vírus que foram inseridas no Cadúnico até dezembro de 2020 também poderão se cadastrar. “Já as crianças de 2 anos 1 mês até os 6 anos serão cadastradas no mês de maio”, explicou.

O Cartão Cria é uma iniciativa do governo estadual, e beneficiará com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais gestantes, bebês e crianças até 6 anos de idade inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Crianças com síndrome congênita por Zika Vírus, de 0 a 7 anos, também serão beneficiadas.

Para mais informações, as gestantes e mães dessas regiões poderão ligar para os postos de cadastros informados no calendário.