Maceió

Centro Nacional de monitoramento alerta para 'risco hidrológico alto' na capital alagoana

Secom Maceió | 15/04/21 - 08h30

A  Defesa Civil de Maceió entrou no nível operacional de alerta após as chuvas que atingem Maceió desde o final da noite desta quarta-feira (14). Um novo aviso meteorológico, desta vez do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), alerta para o risco hidrológico alto para a capital de Alagoas.

Pelo menos cinco ocorrências foram registradas pelo órgão; três delas no Benedito Bentes e outras duas na Grota do Moreira, no bairro do Jacintinho. Equipes do órgão estão atuando nas ocorrências registradas e realizando rondas em áreas críticas desde as primeiras horas desta quinta-feira.

Ontem, a Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semarh) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiram avisos com previsão de chuva moderada em Maceió. Ainda assim, a situação já era preocupante devido ao acumulado de chuva registrado desde o último final de semana.

Ainda na noite de ontem, a Defesa Civil emitiu um alerta para a população, via mensagem de SMS, onde avisava sobre o alerta de chuvas intensas e para o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco de Maceió.

A Defesa Civil recomenda que as famílias que moram em áreas de risco busquem abrigos seguros e, em caso de necessidade, liguem para o 199 para comunicar situações de risco ou emergência.

O órgão recomenda ainda que a população se cadastre para receber mensagens sobre alertas emitidos pelo órgão por mensagens SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199. No campo da mensagem basta escrever o número do CEP da sua residência