Maceió

Centro Pesqueiro em Jaraguá vai aliar economia à lazer

09/07/16 - 20h34

O bairro do Jaraguá ganhará em breve um novo e moderno espaço que vai unir lazer e economia. As obras do Centro Pesqueiro estão em pleno andamento.  Para o secretário Municipal de Habitação Popular e Saneamento, Mac Lira,  a construção é emblemática para a cidade de Maceió,  sobretudo para as pessoas que desenvolvem a atividade da pesca e que farão uso de todos os equipamentos que forem construídos no local. Ele também destaca que o Turismo vai ganhar com o novo espaço e os maceioenses terão um ambiente para lazer e comercialização do pescado.“Cerca de 70% da primeira etapa já está pronta e esperamos entregá-la até setembro. Esta primeira etapa contempla mercados, estaleiros, depósitos e tudo o que os pescadores precisam para trabalhar”, explicou Mac Lira.

Em 2015, cumprindo uma determinação da Justiça Federal, a Prefeitura fez a reintegração de posse da área onde havia a antiga Favela do Jaraguá, relembra o gestor.  “Efetivamente, começamos a obra em dezembro. Fizemos a limpeza, regularização do terreno e, seguindo um compromisso que firmamos com os trabalhadores, mantivemos os pescadores numa parte do terreno para que eles continuassem a trabalhar. Posteriormente, eles foram removidos para abrigos temporários que construímos ao lado de onde hoje é a balança do peixe. Feito isso, iniciamos os trabalhos da obra civil”, relatou o secretário.

A segunda etapa será a urbanização do espaço que os pescadores utilizam hoje. Eles passarão a utilizar o que for construído na primeira etapa para que as obras sigam para o segundo trecho. “Será feito um grande equipamentos de lazer. Será uma área muito bonita, para uso da população em geral. A expectativa é que este trecho seja integrado à orla e que Jaraguá retome a vida e se fortaleça. É uma área que precisa e será entregue à cidade da maneira adequada”, conclui.