Educação

CESMAC promove live sobre os 103 anos do Menestrel das Alagoas com participação de Teotônio Vilela

Ascom Cesmac | 04/06/20 - 09h02
Foto: Reprodução

O Centro Universitário CESMAC realiza, hoje, quinta-feira (04), às 19h, no Instagram @academico.cesmaca live “103 anos do Menestrel das Alagoas”. O momento conta com a presença do ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela, filho do grande símbolo das Diretas Já, Teotônio Brandão Vilela. A programação acontece no Programa Prosa em Casa, uma iniciativa da Extensão Universitária. O bate-papo será com o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, coordenador Geral de Extensão do CESMAC.

A iniciativa marca os 103 anos do grande Menestrel das Alagoas. Filho de usineiro, nascido em Viçosa, andou o Brasil durante bom período da ditadura militar bradando pela democracia e mais especificamente pela anistia política. Pouco antes de morrer, em 1983, Teotônio Vilela ainda foi um dos nomes do movimento Diretas Já, pela aprovação de proposta de emenda à Constituição que reinstituía no Brasil as eleições diretas para presidente da República.

A atividade faz parte da série de ações virtuais que vem sendo realizada pela Extensão Universitária CESMAC, desde do início da quarentena, decretada por conta da pandemia.Acadêmicos e professores estão produzindo cards informativos, lives, músicas, poesias, cartilhas, vídeos, webinar, entre outros materiais didáticos pedagógicos virtuais, colocando em prática as habilidades nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, criando um ambiente virtual de interação e informação para a comunidade em geral.

Acervo

O CESMAC recebeu o acervo Teotônio Vilela, entregue oficialmente à Fundação Educacional Jayme de Altavila, em maio do último ano.A coleção bibliográficaconta com livros, documentos textuais, iconográficos e tridimensionais, registro das atividades e da trajetória da vida pessoal e política do homenageado, disponível para o público na Biblioteca Central do CESMAC.