Maceió

Com 12 mil doses, Maceió inicia vacinação de profissionais de saúde no PAM Salgadinho

Secom Maceió | 20/01/21 - 07h22
Edvan Ferreira / Secom Maceió

A Central Municipal de Rede de Frio recebeu, na tarde desta terça-feira (19), a primeira remessa da vacina que irá imunizar profissionais de saúde e idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Serão 12.465 pessoas imunizadas, a partir de hoje (20), nesta primeira etapa. O primeiro local que receberá as doses da Coronavac, nesta quarta-feira, às 9h, será o PAM Salgadinho, unidade de referência para diversos exames de Covid-19 e que recebe usuários de todo o estado.

O prefeito João Henrique Caldas (JHC) recepcionou as vacinas e apresentou o Plano Municipal de Imunização. Neste primeiro momento serão imunizados idosos das ILPIs e os profissionais de saúde das UPAs, Unidades de Referência em Síndrome Gripal, Rede de Frio, PAM Salgadinho e alas exclusivas para Covid dos hospitais públicos, filantrópicos e privados.

JHC reforçou o compromisso com a imunização da população. “Recebemos a Central de forma deficitária. Fomos atrás dos responsáveis, e hoje ela está pronta para armazenar as vacinas. Esse é um patrimônio de todo alagoano. E já nos disponibilizamos para que Maceió possa funcionar como central de logística para todo o estado”, garantiu.

“Vamos iniciar essa imunização amanhã no PAM Salgadinho, que é o maior pólo de média complexidade da América Latina. E, a partir daí, nossas unidades de síndrome gripais, hospitais, incluindo o Universitário. Vamos priorizar também os idosos que estão acolhidos em instituições, porque essa é a população que tem maior risco de contrair Covid”, detalhou o secretário municipal de saúde, Pedro Madeiro.

Primeira etapa

A vacinação acontecerá conforme agendamento feito pela Gerência de Imunização junto às instituições. Serão 6 equipes volantes voltadas para imunizar os servidores das unidades de saúde, enquanto as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) ficarão responsável pela vacinação dos idosos das ILPIs.

O Plano Municipal de Vacinação prevê que, na sequência, serão vacinados os profissionais dos setores não Covid das unidades de saúde e idosos acima dos 75 anos. Por enquanto não serão distribuídos drive-thru e pontos fixos de vacinação. Estas estratégias serão adotadas a partir do momento em que for possível ampliar a vacinação para idosos com mais de 75 anos e outros profissionais de saúde, com o recebimento de mais doses.

Na solenidade de entrega das doses ao Município, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, apresentou o Plano Municipal de Imunização. “Esta é a efetivação do planejamento integrado para enfrentamento da Covid-19 através da vacinação da população, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Começa amanhã com 12 mil vacinas e tem 12 mil guardadas no estado para garantir a 2ª dose”, mencionou.