Maceió

Com restrições, shoppings, bares e restaurantes retomam atividades nesta segunda em Maceió

TNH1 | 20/07/20 - 07h00
Foto: Marketing Maceió Shopping

A partir desta segunda-feira, 20, o maceioense tem um novo desafio.  De um lado, a economia em frangalhos precisando de uma retomada, mesmo que lenta e gradual. Do outro a pressão de mais de 50 mil casos do novo coronavírus, insistindo que fiquemos em casa.

Passando a partir de hoje para a fase amarela do distanciamento social controlado, a capital alagoana tem mais um teste de fogo na busca pelo equilíbrio entre economia e saúde, com a reabertura de shoppings, bares, restaurantes e também o retorno de 100% da frota de ônibus coletivos. 

Anunciado pelo governador Renan Filho e disciplinado pelo decreto municipal da Prefeitura da capital na quarta-feira, 16, a reabertura de hoje segue as seguintes regras: 

  • Shoppings Centres, galerias, centro comerciais e congêneres - Funcionamento das 12h às 20h (com 50% da capacidade)
  • Bares e restaurantes - Funcionamento até a meia noite (com 50% da capacidade)
  • Região da Orla: ficam autorizados o funcionamento de bares, restaurantes, barracas, quiosques, mixes e food trucks, feiras e mercados de artesanato, passeios turísticos realizados por pessoas físicas ou jurídicas, em veículos ou embarcações, com 50% da capacidade.

"Faremos avaliação semana a semana a partir de agora e não mais com decretos quinzenais. A sensação geral que temos é que estamos melhorando e estamos vencendo juntos. Quero dizer ao cidadão, você usando máscaras e tomando as medidas de distanciamento e higienização, nós vamos vencer essa pandemia", alertou o governador na coletiva de terça-feira, 14, ao anunciar a nova fase do isolamento no estado. 

Ônibus -  A partir desta segunda-feira, os ônibus voltam a circular com 100% da frota.

O Decreto da Prefeitura também estabelece novas medidas em relação ao transporte público:

  • Capacidade de passageiros transportados nos veículos seja realizada na modalidade “bancada” (passageiros sentados em sua totalidade da capacidade do veículo) acrescentada do limite total da capacidade do veículo de usuários em pé.
  • O uso de máscaras no interior dos coletivos do SIMM
  • Circulação dos ônibus com as janelas abertas e sem a utilização de ar condicionado, continua obrigatório.

Cartão Bem Legal - O Decreto Municipal mantém a proibição do uso do Cartão Bem Legal Escolar e do Cartão Bem Legal Sênior nos transportes públicos municipais. O programa Domingo é Meia também continua suspenso. A medida é válida até o dia 31 de julho, podendo ser prorrogada.Caso a população flagre alguma irregularidade no transporte público, as denúncias podem ser feitas através do Disque SMTT, no número 118. O canal de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.