Polícia
Polícia prende suspeito e apreende drogas, munição e balança de precisão no Jacintinho
Turismo
Gol terá voos extras para Alagoas na alta temporada
Economia
PIB de Maceió cresce em 2017, mas capital alagoana cai uma posição no ranking nacional
Maceió
Procon Maceió realiza pesquisa de diárias de hotéis e pousadas
Terminal Rodoviário de Maceió vai ganhar sinal de Wi-Fi gratuito este mês
Rua das Árvores volta a ser bloqueada nesta quinta para corte de árvores
Alagoas
Aprovados da PM em 2006 e 2018 farão curso de formação em janeiro
Comércio adota horário especial no final de ano; programe-se
Vídeo: vazamento deixa conjunto em Rio Largo sem água e moradores ‘tomam banho’ em cratera
Política
Democratas realiza encontro com lideranças femininas em Ipioca neste sábado
Educação
Alagoano é aprovado em 1º lugar em mestrados na USP e na UFSCar
Servidores estaduais já podem sacar o 13º antecipado nesta sexta
Nordeste
Caixa começa a pagar auxílio emergencial a pescador na próxima segunda
Felipe Alves recusa proposta do Ceará e renova com o Fortaleza
Após um mês em hospital, morre menino que estava em jatinho que caiu na Bahia
Relatório aponta 9 açudes cearenses com 'alto risco' de rompimento
Vídeo mostra ataque a tiros na saída de shopping em Natal
Rodovias baianas registraram mais mortes nos meses sem radar
Não houve tortura psicológica de delegados contra mãe e padrasto de Danilo, diz MPE
Novo golpe do Whatsapp induz vítima a fazer depósito bancário; entenda
Após dois meses, assassinato do menino Danilo Almeida ainda não foi solucionado
Corpo de ex-detento é encontrado às margens da Lagoa Mundaú, no Vergel
Adolescente agride mulher e é detido com arma e drogas, em Pilar
Gente Famosa
Band demite jornalista que divulgou fake news sobre Gugu Liberato e Isis Valverde
Televisão
Lucas Viana vence 'A Fazenda 11' com 59,17% dos votos
Cinema
Curta produzido em Arapiraca é premiado em festivais pelo Brasil
Ator de 14 anos de série da Netflix é encontrado morto em casa
'Colega de trabalho', diz Alinne Moraes sobre ser par romântico do ex, Cauã Reymond
"Já paguei e já fui pago por sexo", Elymar Santos conta sofrimentos da vida
As equipes integradas compostas por profissionais da área de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Estado e Município iniciaram na manhã desta quinta-feira (18) a pesquisa por amostragem com os moradores dos bairros do Bebedouro, Mutange e Pinheiro. O objetivo é analisar a situação de saúde nos bairros, além de descrever as condições de saúde relacionadas a agravos transmissíveis e não transmissíveis e a percepção dos moradores quanto ao risco de algum acontecimento na região.
O inquérito será realizado por meio da aplicação de um questionário a 210 famílias com o uso de tablets, que transmitirão os dados para um computador central, e depois serão analisados em um programa.
Para Fábio Mota, psicólogo e técnico da Vigilância Epidemiológica da SMS, as ações desenvolvidas em conjunto trazem benefícios à população. “Com essa ação integrada, o Ministério traz uma expertise por trabalhar em situações mais graves, e as equipes do Estado e do Município estão incorporando uma força tarefa para que tenhamos uma dimensão real do que está acontecendo com a população. Então essa integração é muito positiva e cada um traz uma colaboração muito importante”, destacou Fábio.
O questionário – quantitativo e qualitativo – será aplicado por seis equipes, compostas por três pessoas cada, e avaliará dados socioeconômicos, perfil populacional, condições de saúde, qualidade e hábitos de vida e percepção de risco.
Laiza Granja, assessora técnica da Vigilância em Saúde da Sesau, explica que a análise, realizada por meio do inquérito, possibilitará conhecer a situação e traçar ações voltadas para a necessidade da população. “Vão ser dois tipos de questionário: um será coletivo para a família e outro será de uma pessoa sorteada da casa, com perguntas mais individuais, para identificarmos a percepção dele tanto de saúde, como da situação atual”.
A pesquisa foi solicitada pelo Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes), que conta com representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e acontece em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).