Mercado de Trabalho

Como aumentar as chances para conquistar uma vaga temporária?

Assessoria | 30/11/18 - 12h15

No mês de dezembro, devido às vendas de Natal e a alta demanda de trabalho, principalmente no setor varejista, várias empresas divulgam vagas temporárias, que podem se converter em empregos definitivos, desde que o candidato se empenhe para isso. Segundo o recrutador, Cezar Antonio Tegon, presidente do Elancers Corporate e CEO do Vagas Online, organizar as ideias, ter uma boa estratégia, pretensão salarial e apresentar resultados de trabalhos anteriores são diferenciais para conquistar uma vaga.

“Sempre orientamos os profissionais a terem uma boa estratégia de busca de emprego. Boas vagas temporárias, em empresas promissoras, que podem render uma oportunidade efetiva, são preenchidas logo, então os candidatos precisam ser ágeis. Primeiro, é importante criar um bom currículo, direto e objetivo e com pretensão salarial, pois as empresas usam esse critério para a seleção. Mostrar resultados e o seu diferencial em trabalhos anteriores também acrescentam aos olhos do recrutador. E o passo seguinte é buscar por essas vagas e cadastrar o currículo tanto em sites de empregos como nas áreas ‘trabalhe conosco’, nos sites das empresas”, explica.

Existem ainda outras estratégias após conquistar a chance temporária, com o objetivo de manter o emprego fixo. Tegon conta que o funcionário deve ter em mente que esta pode ser apenas uma etapa para um emprego efetivo e duradouro, e por isso, precisa se destacar ainda mais.

“Sempre sugiro que o profissional converse com o superior buscando um retorno sobre seu trabalho, se o que está fazendo é satisfatório e como pode melhorar sua atuação, pois demonstrar interesse em fazer sempre o melhor também é visto como um diferencial dentro da empresa e pode garantir uma vaga definitiva. Mas é importante que as pessoas saibam que isso não pode ser um teatrinho visando apenas se tornar efetivo, mas sim uma preocupação permanente com o futuro profissional”, orienta.

Confira dicas importantes para ter um bom desempenho numa entrevista de emprego temporário:

  1. Chegue pontualmente à entrevista com seu currículo atualizado.
  2. Todos devem se vestir adequadamente. Os homens devem ter a barba, cabelos, dentes e unhas bem cuidados e as mulheres devem tomar cuidado com decotes e saias, para não passar uma má impressão na entrevista. Não se esqueça de que a maioria dos recrutadores é composta por mulheres, que costumam ser muito observadoras e detalhistas.
  3. Ao ser entrevistado, sente-se confortavelmente, responda ao que lhe for perguntado de forma objetiva, sem rodeios ou mentiras pois o selecionador é treinado para detectar qualquer manobra.
  4. Não fale gírias ou demonstre intimidade com o selecionador, isso não facilitará seu caminho. Pelo contrário, pode tirá-lo do processo seletivo.
  5. Se tiver dúvidas, pergunte ao recrutador tudo o que deseja saber e sempre agradeça pela oportunidade. Se a impressão for boa, pode até ser que essa oportunidade não aconteça, mas o recrutador vai sempre se lembrar de você.