Maceió

Compositor da música “Ponta de Lápis” é homenageado com título de cidadão honorário

Redação com Assessoria | 20/02/20 - 14h29
Ascom Câmara Municipal de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió concedeu, nesta quinta-feira (20) no Plenário Silvânio Barbosa, o título de Cidadão Honorário de Maceió ao compositor e cantor, Antônio Roberto Brandão Barbosa. Natural de Mata Grande, ele – em coautoria com o também compositor, Marcos Maceió, contribuiu para propagar ainda mais o nome da capital, ao compor "Ponta de Lápis", música que já foi interpretada por diversos artistas e é conhecida no Brasil e no mundo.

Com a presença de familiares e amigos do músico, a solenidade, iniciativa do vereador Samyr Malta (PTC), também foi prestigiada pela vereadora Silvânia Barbosa (PRTB), pelo presidente do SINTRAL, Odinaldo Moura; pelo jornalista e escritor, Paulo Ribeiro; e pelo cantor e compositor, Eliezer Setton – um dos maiores intérpretes da canção em todo o estado. 

Para o vereador, tornar o compositor um cidadão de Maceió, é mais do que merecido, é justo. "É impossível falar em música alagoana e não lembrar de Ponta de Lápis – essa canção - que desde a sua composição nos anos 80, virou uma espécie de hino dos cidadãos maceioenses. Este momento representa um reconhecimento da dedicação de Beto Barbosa à música e de sua contribuição cultural à nossa cidade. O histórico dele fala por si só, que desde muito jovem se dedica à arte e faz muita gente feliz através de suas composições, entre elas a "Ponta de Lápis" esse grande presente para os maceioenses e alagoanos", disse Samyr Malta. 

Bastante emocionado, o homenageado destacou a felicidade em receber o título. "Este momento traduz para mim, meus familiares e todos os amigos que a música me deu, a coroação de toda uma vida dedicada à noite da nossa capital. Além disso, receber esta homenagem através do meu amigo e conterrâneo, vereador Samyr Malta, torna o título ainda mais valoroso. Afirmar a partir de hoje, que sou um cidadão da minha amada Maceió, é motivo de muito orgulho e gratidão. Obrigado a todos que aprovaram meu nome para esta tão nobre honraria", concluiu Beto Barbosa. 

Relembre a letra da música "Ponta de Lápis":

Ponta de lápis, escrevo amor à vista
Viajei de mar acima
Te encontrei em Maceió
Minha Sereia, Ponta Verde, Pajuçara...
Os teus braços me embalam
Saudade de Maceió

"M" de mar
"A" de amor
"C" de carinho, sol e mar de Maceió
"E" de eterno
"I" de ilusão
"Ó", Maceió, você robou meu coração!

Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió...