Maceió

Coronavírus: força-tarefa cobra obediência aos decretos em Maceió

Secom Maceió | 23/03/20 - 08h04
Foto: Assessoria Semscs

Após determinação de fechamento de estabelecimentos como shoppings, academias de ginástica, lojas do Centro e o comércio na orla, Governo do Estado e Prefeitura de Maceió estão realizando fiscalização para garantir obediência aos decretos publicados. Por hora, as restrições que foram anunciadas ao longo da semana continuam sendo reavaliadas constantemente.  As medidas visam impedir a proliferação do coronavírus na capital alagoana. Até o início da noite deste domingo (22), Alagoas registrava sete casos confirmados de covid 19 – todos em Maceió.

A ação teve início às 8 horas de sábado (21).  Durante os períodos da manhã, tarde e noite mais de 40 agentes percorreram as ruas da cidade fiscalizando e orientando a população. Participam da força-tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

“Essa força-tarefa consiste no esforço conjunto em defesa da sociedade alagoana e maceioense, visando o cumprimento dos decretos baixados pelo do Estado e pelo governo municipal”, explica o secretário adjunto de Segurança Comunitária e Convívio social, Dogival Ferreira.

Ferreira avaliou o resultado do primeiro fim de semana de vigência dos decretos e ação da força-tarefa. “No primeiro dia, encontramos algumas pessoas desavisadas; mas, no segundo dia percebemos uma evolução: encontramos menos pessoas circulando nas ruas e maior adesão dos comerciantes e empresários. As informações dos meios de comunicação e as nossas rondas educativas têm chegado a muitas pessoas. Vejo isso como muito positivo”, declarou.

“As pessoas precisam ter cuidado com as informações falsas e devem acessar fontes confiáveis. Devem acessar os sites dos governos estadual e municipal que trazem informações precisas do que de fato está acontecendo aqui. Estamos vivendo um momento difícil e cada um tem responsabilidade consigo mesmo, com seus entes queridos e com todas as pessoas. O melhor a fazer neste período é ficar em casa”, orientou o secretário-adjunto.

Na manhã de sábado, lojas fechadas e Calçadão do Comércio vazio mostraram adesão às medidas preventivas. Foto: Assessoria

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)

Resultados

O disque-denúncia recebeu 22 denúncias no sábado. No turno da manhã, foram realizas rondas na orla marítima, do Pontal da Barra até Ipioca, bem como em grandes supermercados do Farol, Gruta, Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde. No turno da tarde as rondas foram no Jacintinho, Benedito Bentes e Avenida Amélia Rosa. No turno da noite os trabalhos se estenderam aos bairros de Ponta Grossa, Farol e Clima Bom.

Na manhã de domingo, os mercados públicos foram fiscalizados e a ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Algumas das denúncias não foram confirmadas como, por exemplo, funcionamento de parque de diversões no Clima Bom. Os fiscais constataram que o parque estava inoperante, bem como um restaurante no Farol que também foi denunciado. Porém, as ocorrências somente serão contabilizadas ao final das ações de todo o dia, previsto para as 22 horas.

As principais ocorrências registradas – pelas rondas feitas e denúncias recebidas – foram:

– Desativação de um ponto de aluguel de sombreiro e cadeira de praia, no Pontal.

– Abordagens a jangadeiros e turistas para evitar o passeio de Jangada, na Praia de Pajuçara.

– Ordem de recolhimento de sombreiro e cadeira expostos na faixa de areia, em frente a um hotel na Jatiúca.

– Ordem a cinco ambulantes para recolhimento imediato de alimentos comercializados às margens da AL 101 Norte, próximo à Ipioca,

-Fechamento simultâneo de uma cadeia de lojas nos bairros da Serraria e do Centro

– Um bar foi fechado, no Poço

– Um serviço de drive tru foi fechado na Jatiuca

– fechamento de várias lojas que estavam em funcionamento no Jacintinho

– Fechamento de churrasquinhos comercializados por ambulantes e outros pontos de vendas de lanches.