Maceió

Correios marca presença na reunião sobre Economia Digital do G20 com exposição sobre Marechal Rondon

Assessoria | 10/09/24 - 09h47
Assessoria

Os Correios estão participando das atividades da 5ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG) do G20, em Maceió. O evento, que começou nessa segunda-feira (9), e prossegue até sexta-feira (13), reúne representantes das 20 maiores economias do mundo, além de emissários de países convidados.

No foyer do Hotel Ritz Lagoa da Anta, na capital alagoana, local onde acontece a reunião do DEWG, o Museu dos Correios montou uma exposição sobre o Patrono das Comunicações no Brasil, Marechal Rondon, responsável por conectar a Amazônia ao Rio de Janeiro por meio do telégrafo, nos anos de 1900 do século passado. Rondon criou o primeiro sistema de comunicações do Centro-Norte do País, sendo pioneiro nos esforços para a integração nacional. A exposição conta com informações sobre as expedições do marechal, fotos e objetos utilizados por ele, e pode ser visitada pelos participantes do evento durante toda a semana.

A estatal também realizará, na sexta-feira (13), o lançamento do selo postal G20. Para esta emissão está prevista a participação de representantes da Índia e do Brasil, que presidiram o G20 em 2023 e 2024, respectivamente, e da África do Sul, que assumirá a presidência do Grupo em 2025.

O que é o G20? – O “Grupo dos Vinte” reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional e tem o objetivo de debater temas para o fortalecimento da economia mundial e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas.

Fazem parte do G20 a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Ademais, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.

O G20 conta com presidências rotativas anuais e o Brasil assumiu a presidência do Grupo de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. A Cúpula do G20, reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros, está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país-sede. Entre as mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefa que compõem o G20, o GT Economia Digital (DEWG) está reunido esta semana na capital alagoana para discutir temas como inclusão digital, governo digital e o papel da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.

Integram o Time Brasil do DEWG representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério das Comunicações (MCOM); do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República; do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).