Maceió

Costa Pacifica traz mais de 3,8 mil turistas a Maceió

Secom Maceió | 28/11/19 - 18h18

Maceió recebeu na manhã desta quinta-feira (28), o navio Costa Pacifica, segundo cruzeiro a atracar no Porto de Maceió nesta temporada. A embarcação trouxe à capital alagoana mais de 3.800 passageiros, entre tripulantes e cruzeiristas, e junto com a visita do MSC Musica, na última terça-feira (26), ajudou a totalizar mais de 7.217 visitantes em Maceió só esta semana.

O segundo cruzeiro da temporada 2019/2020, desembarcou na cidade passageiros de mais de 50 países, que foram recebidos com informações turísticas, apresentações culturais, exposição de artesanato e produtos regionais.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, a expectativa de crescimento na economia do município motiva a Prefeitura de Maceió a trabalhar ainda mais na consolidação do destino na rota dos grandes cruzeiros internacionais. Um trabalho de fidelização desse passageiro, no intuito de estimular uma visita futura com maior tempo de permanência na cidade.

“Alcançar esses indicadores positivos só indica que estamos no caminho certo. A Prefeitura de Maceió é uma das maiores entusiastas da temporada de cruzeiros e coordena diferentes ações com o objetivo de aproximar o turista do destino e estimular um retorno desses passageiros a cidade. Uma oportunidade de aproximar o destino Maceió do roteiro de turistas de diversos lugares do mundo”

A partir do cálculo que leva em conta o tempo médio de permanência de cada cruzeirista no destino, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) apontou uma média de gasto de aproximadamente R$ 581,35 por visitante, em uma estimava de sete horas de passeio. Dessa maneira, com a passagem dos dois cruzeiros por Maceió, a expectativa de impacto econômico na economia municipal é de mais 4 milhões só esta semana.

Até o fim de dezembro 3 navios ainda devem aportar em Maceió: Costa Fascinosa, MSC Poesia e Hamburg – e garantir um reforço nesses indicadores. Em 2020, voltam a atracar no Porto de Maceió os navios Costa Pacifica, Costa Fascinosa e MSC Poesia, além do Amadea. Provenientes da Europa e América Central, os cruzeiros que visitam a cidade até o fim da temporada, em abril, trarão um incremento de aproximadamente R$ 18 milhões na economia local. O próximo navio é o Costa Fascinosa, dia 02 de dezembro.

A Semtel esteve presente no local e realizou o atendimento aos visitantes com a divulgação dos atrativos e distribuição de materiais informativos, como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. As equipes da pasta se dividiram em dois pontos para recepcionar os passageiros e atendê-los da melhor forma. Parte da equipe realizou o trabalho junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, posicionado no local de desembarque do navio, e outra equipe ocupou um segundo ponto de informações turísticas externo, no início da orla de Pajuçara, sentido Jaraguá – Praça Multieventos.

Segundo a turista suíça, Verena, que está em viagem por vários países, a recepção com informações aos turistas é fundamental para que o cruzeirista possa conhecer o máximo de atrativos durante o tempo de permanência na cidade. “Eu fiquei encantada com as cores e o ritmo do coco de roda e além disso vou buscar conhecer um pouco mais das praias de Maceió”, comentou.

A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), administração do Porto de Maceió e empresa Irmãos Britto, Luck Receptivo, JR Turismo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Sedetur, Polícia Militar, Oplit, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Exército Brasileiro e Procon Maceió.