Maceió

Covid-19: Prefeitura publica alteração de funcionamento de lojas de conveniência

Secom Maceió | 21/08/20 - 17h44

Maceió segue na Fase Azul do Plano de Distanciamento Social Controlado do Governo do Estado. Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Maceió publicou a alteração do artigo 14° do Decreto n° 8.938, que orienta sobre o funcionamento de lojas de conveniência em postos de gasolina e reforça que clubes sociais e academias sigam os protocolos de saúde estabelecidos pelas normas vigentes.

Com a modificação, fica determinado que as lojas de conveniências localizadas nas dependências de postos de abastecimento de combustíveis, no período compreendido entre às 2 e 6 horas da manhã, poderão funcionar sob o sistema de “pague e leve”, sendo vedado, neste horário, o uso de equipamentos de som nas dependências das referidas lojas ou dos postos, consoante legislação em vigor. Anteriormente, estes estabelecimentos deveriam fechar às 2h. A abertura estava liberada apenas às 6h.

Também fica proibido o consumo de mercadorias e bebidas nas dependências de postos de abastecimento de combustíveis, no mesmo período. A adequação supre o esforço de evitar a disseminação da Covid-19 na cidade com o urgente emprego de manutenção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

Academias

Fica mantido o funcionamento dos clubes sociais e das academias com limitação de 50% da capacidade. A nova redação do artigo 14 exige que estes estabelecimentos também devem seguir o protocolo de sanitário previsto pela Portaria da Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer (Semtel), como, entre outras medidas: manter distância mínima de 2 metros entre usuários nas áreas de peso livre e no uso da piscina, restringir o tempo máximo de permanência dos alunos na academia durante os horários de pico e recomendar que evitem esses horários, horários alternativos e fechar cada área de duas ou três vezes ao dia por, pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes durante o horário de funcionamento da academia.