Brasil

Covid-19: Rio de Janeiro avalia dispensar o uso de máscara a partir de novembro

Extra | 01/10/21 - 16h34
Gabriel de Paiva / Agência O Globo

A cidade do Rio avalia liberar a população do uso de máscaras parcialmente em novembro, com o aumento gradual do número de cariocas totalmente vacinados contra a Covid-19. O assunto veio à tona na entrevista coletiva da divulgação do 39° boletim epidemiológico do município, nesta sexta-feira. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que "está cada vez mais difícil manter a população usando máscara", mas que ainda "não se pode abolir" a obrigatoriedade da proteção facial no Rio.

— A gente entende que é cada vez mais difícil manter a população usando máscara. Não é simples nesse momento. Vamos completar dois anos de pandemia. Não é simples nesse momento o uso de máscara e o cumprimento às medidas restritivas. Mas nosso entendimento é que não se pode abolir o uso de máscara no Rio. Nos eventos-teste, em que a população está toda testada, o panorama epidemiológico é diferente. Mas a gente ainda não se sente bem para liberar do uso de máscara. No mês de outubro, a gente alcança 65% da população totalmente vacinada, e liberamos mais atividades. Em novembro, com toda a população totalmente vacinada, será um momento mais propício para discutirmos isso — afirmou o secretário.

A dispensa do uso de máscara está prevista no calendário de reaberturas do município elaborado pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), que se baseia não em datas, mas em níveis de cobertura vacinal.

Segundo o cronograma, quando a população total do Rio atingir 75% de cobertura com as duas doses da vacina, a proteção facial passará a ser exigida apenas em ambientes hospitalares e transportes públicos. Não há previsão de dispensa total do uso de máscara.

Com o ritmo da vacinação e a queda nos indicadores da pandemia, a prefeitura planeja uma progressiva volta ao "normal". Nesta sexta-feira, ao celebrar a volta do "passaporte da vacina", o prefeito Eduardo Paes falou em "verão com hotéis lotados" em 2022.

Conforme o calendário do CEEC, as próximas flexibilizações devem acontecer quando a população chegar a 65% de cobertura vacinal com as duas doses. Nessa fase, boates e danceterias devem reabrir para pessoas com esquema vacinal completo, a 50% da capacidade, e eventos ao ar livre poderão reunir até 1.000 pessoas, com uso obrigatório de máscara.

A Secretaria municipal de Saúde (SMS) prevê que essa marca deve ser atingida entre os dias 15 e 20 deste mês. Já o patamar de 75% de cobertura vacinal, "gatilho" para a etapa que inclui dispensa parcial do uso de máscaras, deve ser alcançada em novembro, projeta a pasta. Atualmente, a cidade tem 57,8% de sua população total imunizada com as duas doses.

Confira o calendário de reaberturas da cidade:

Primeira etapa (iniciada em 21 de setembro)

Deve se iniciar quando 50% da população com esquema vacinal completo:

1- Permissão de realização de eventos em locais abertos de até 500 pessoas;

2- Permissão de público em estádio com esquema vacinal completo, de todos os presentes, com 50% da capacidade do ambiente.

Segunda etapa

Quando 65% da população com esquema vacinal completo:

1- Permissão para realização de eventos em locais abertos, com restrição de público até 1.000 pessoas com uso de máscaras obrigatório;

2- Abertura de danceterias, boates, casas de show e festas, em locais fechados somente para pessoas com esquema vacinal completo; e com 50% da capacidade do ambiente;

3- Desobrigar o uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração, mantendo sua utilização obrigatória onde não se consiga manter o distanciamento.

Terceira etapa

Quando 75% da população com esquema vacinal completo:

1- Manutenção do uso de máscaras somente em ambientes hospitalares e transportes públicos.

2- Livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento.