Maceió

Covid-19: Rui Palmeira define ações com prefeitos de capitais brasileiras

Secom Maceió | 25/03/20 - 12h45
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, é unanimidade entre os gestores a manutenção das medidas de prevenção contra o coronavírus | Foto: Pei Fon / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta quarta-feira (25), de reunião virtual com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), composta por prefeitos das capitais do Brasil, para discutir medidas articuladas de combate à Covid-19 (Coronavírus).

Durante o encontro virtual, os prefeitos discutiram a necessidade de manter o período de isolamento. Segundo o prefeito Rui Palmeira é unanimidade entre os gestores das grandes cidades brasileiras a manutenção das medidas publicadas. “A orientação é para os cidadãos permanecerem em casa. É um momento grave que estamos vivendo no nosso país e no mundo, e reforçamos a necessidade de as pessoas só saírem de casa em situações de extrema necessidade”, alerta Palmeira.

Além disso, foram debatidas questões referentes a arrecadação de impostos. O prefeito Rui Palmeira citou as medidas adotadas em Maceió que incluem a prorrogação nas datas de vencimentos de impostos, suspensão de processos administrativos, cobranças e a prorrogação da certidão de regularidade fiscal para tentar minimizar os impactos negativos na vida financeira da população durante este período.

“A Prefeitura de Maceió foi uma das primeiras a publicar um decreto com conteúdo tributário, com medidas que visam minimizar os efeitos para a população e para as empresas. Prorrogamos o pagamento do IPTU e da taxa de lixo por 90 dias, assim como o pagamento do ISS para micro e pequenas empresas. São 14 medidas importantes para conseguirmos atravessar esse período”, ressaltou o prefeito Rui Palmeira.

“Cobramos também medidas por parte do governo federal, medidas econômicas para minimizar os efeitos da crise, sobretudo para que micro e pequenas empresas não fechem suas portas. Fizemos um documento que será encaminhado o governo federal e estamos solicitando, mais uma vez, o envio de insumos. Todas as cidades brasileiras estão com problemas de abastecimento de máscara, luvas, álcool em gel. Precisamos do apoio do governo federal e vamos continuar cobrando por meio da Frente Nacional dos Prefeitos. Tenho certeza que essa união é importante nesse momento de aflição para todos nós”, concluiu.