Maceió

Covid-19: Zoonoses e Vigilância seguem com atendimento

Secom Maceió | 25/03/20 - 22h31
Técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses em serviço de campo | Foto: Ascom SMS

Por serem considerados serviços essenciais à população, a Vigilância Sanitária de Maceió e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguem com atendimento ao público, de forma interna e seguindo as recomendações de prevenção ao novo coronavírus.

Para a Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Cidade Universitária, foi adotado o sistema de rodízio de equipes, porém o horário permanece das 8h às 14h apenas para casos que envolvam zoonoses. Atendimento clínico de rotina só retornarão após período de quarentena, evitando aglomeração no local.

Segundo o coordenador geral da UVZ, Samy Barros, a unidade está funcionando normalmente com laboratórios e equipes nas ruas. “Seguimos com o mesmo horário de funcionamento, por se tratar de um serviço essencial para os maceioenses. O sistema é de rodízio para evitar aglomeração no ambiente de trabalho, mas seguimos com o mesmo horário”, reforçou.

Já para a Vigilância Sanitária, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, mas sem a forma presencial, podendo o usuário entrar em contato pelo Disque Denúncia (3312 5496).

“Nós estamos atuando com trabalho interno e ações ligadas ao coronavírus. O protocolo está fechado e todos os alvarás sanitários foram protelados, inclusive as renovações, de forma que nenhum empreendedor vai ser prejudicado”, explicou o coordenador-geral da Visa de Maceió, Nelson Menezes

A Vigilância Sanitária escalou ainda servidores, principalmente, dos grupos de risco da doença, para atuarem no modelo de teletrabalho.

As equipes da Vigilância Sanitária participam ainda das fiscalizações conjuntas entre Prefeitura e Governo do Estado e estão nas ruas realizando fiscalizações para combater o coronavírus.