Política

CPI da Braskem: relator é definido e Renan Calheiros deixa comissão

TNH1 | 21/02/24 - 17h59
Reprodução/TV Senado

Durante a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, o presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM) definiu que o senador Rogério Carvalho (PT-SE) será o relator. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 21.

“Para que a gente possa ter uma investigação totalmente isenta de pessoas ligadas à Alagoas, eu vou indicar o senador Rogério Carvalho como relator da CPI. Peço ao senador Renan Calheiros que possa entender minha posição, que não é algo isolado. Sei da sua preocupação com seu estado, sei que você tem interesse de investigar a fundo e deve contribuir como membro”, afirmou Aziz na abertura.

Mais cedo nesta quarta, houve um primeiro momento entre os parlamentares, o qual aconteceu a portas fechadas, durou mais de uma hora e terminou sem acordo sobre a relatoria da Comissão. 

Com a escolha de Carvalho, Renan agradeceu aos senadores que participaram e ressaltou a importância do caso a ser investigado. “Um crime ambiental desumano. Quero reconhecer os compromissos assumidos pela CPI, honrados pelo presidente do Senado Federal. Foi em nome das vítimas que me movi para romper um pacto de silêncio criminoso”.

Ao final do discurso, o parlamentar alagoano disse que não concordava com a decisão e que sairia do colegiado. “Eu deixo a CPI por não concordar com o encaminhamento da relatoria”.

A CPI foi criada em dezembro de 2023 para investigar os efeitos da responsabilidade jurídica socioambiental da empresa Braskem S.A, em relação ao afundamento do solo em cinco bairros de Maceió, e tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos. 

A comissão é presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e tem o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente.

Veja na íntegra a reunião de hoje: