Maceió

CREA-AL vai autuar moradores por obra irregular em cozinha de apartamento

João Victor Souza e Paulo Victor Malta | 17/07/21 - 14h27
Reprodução

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) confirmou neste sábado, 17, que vai notificar e lavrar auto de infração contra o casal de idosos que fez uma obra irregular na cozinha do apartamento, em um prédio no Trapiche da Barra, em Maceió. 

Segundo a presidente do CREA-AL, Rosa Tenório, o condomínio, através do síndico, que seria corresponsável, também será notificado e autuado. Ela confirmou que foi retirada parte do pilar na cozinha sem que houvesse autorização e nem alvará com liberação da prefeitura. "Um pedreiro que estava na reforma, o certo seria um engenheiro".

"O CREA tomou conhecimento na noite de sexta-feira após vistoria da Defesa Civil, que constatou risco de colapso estrutural. Os engenheiros estiveram no local e o CREA vai encaminhar uma equipe de fiscalização na segunda-feira, para fazer autuação dos infratores por falta de responsável técnico, sendo que não houve autorização para a reforma", detalhou Tenório. 

Ainda de acordo com a presidente do CREA-AL, os engenheiros recomendaram que seja feito o imediato escoramento do pilar no apartamento em que foi realizada a obra e também no andar de baixo. 

"Os engenheiros recomendaram o escoramento imediato de dois pavimentos, o do imóvel onde foi feita a reforma e o apartamento localizado abaixo. Foi comprovado que não havia responsável técnico pela obra, o que foi visto lá foi uma tentativa de retirada de um pilar, que talvez estivesse incomodando os moradores. Mas, para retirá-lo, era necessária a consulta com um técnico, especialista no assunto, por isso a importância da presença de um responsável. Também foi recomendado o ato contínuo para recuperar o pilar danificado. Por sorte, ele não foi retirado por completo", analisou.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) deve se manifestar sobre o assunto nesta segunda-feira, 19. 

Entenda o caso

A Defesa Civil de Maceió confirmou a recomendação de evacuação de um prédio no bairro de Trapiche da Barra, em Maceió, por causa da danificação no pilar de um apartamento do 12º andar. O dano na estrutura foi causado durante reforma na cozinha do imóvel.

De acordo com informações passadas pelos moradores, a obra em uma das torres do residencial, que teria sido irregular, atingiu uma viga de sustentação do edifício e provocou rachadura.

A Defesa Civil enviou uma equipe para avaliação da situação e constatou risco de colapso. Com isso, foi orientado o isolamento do prédio. O órgão disse que vai aguardar um laudo de avaliação feito por um responsável técnico capacitado.

O caso foi direcionado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea). O Corpo de Bombeiros também tomou conhecimento do risco de colapso.