Defesa Civil envia 44 alertas preventivos para chuvas fortes no estado de São Paulo

Publicado em 07/11/2026, às 17h44
Agência Brasil
Agência Brasil

Por Redação

Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste sábado (7). O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura ativou o aviso às 13h24, e o encerrou às 16h11.

Por volta das 1h50, ainda havia pontos de chuva isolados na cidade, mas apenas de intensidade moderada a leve. Não foram registrados alagamentos em vias públicas nos locais monitorados pelo órgão municipal.

A Defesa Civil estadual enviou 44 alertas preventivos desde as 11h30 (41 por SMS e 3 por meio de Cell Broadcast) em razão das chuvas que atingiram diferentes regiões do estado.
Um dos alertas Cell Broadcast foram enviados para a região de Interlagos, na zona sul da capital, onde está sendo realizado o treino de classificação do GP de São Paulo de F1.

Até o momento, não há relatos de ocorrências graves. As mensagens alertaram para chuvas fortes, ocorrências de raios, rajadas de vento e granizo.

A Defesa Civil avisa que há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. As rajadas de vento podem superar os 60 km/h. A máxima registrada neste sábado já chegou aos 31°C, segundo a prefeitura.

Das 12h às 14h, o Corpo de Bombeiros informou ter recebido 19 chamados para quedas de árvores e um para desabamento de forro de um mercado na av. Calim Mohamad Rahal, 56, Vila Pindorama, em Barueri.

A corporação diz que uma vítima foi socorrida por terceiros antes da chegada das equipes. E a Defesa Civil foi acionada para o local.

A instabilidade ocorre devido à aproximação de uma frente fria na área da região metropolitana. As chuvas de intensidade moderada a forte devem ter curta duração. A região sul da capital e o ABC paulista estão entre as áreas de maior atenção.

Previsão
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há risco de temporais isolados e granizo em São Paulo, principalmente no interior.

O instituto mantém aviso amarelo, de perigo potencial, para tempestades em São Paulo, no centro e sul do Rio de Janeiro, no oeste, centro e sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. O tempo fica mais estável, mas com possibilidade de chuvas isoladas, no nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Desde cedo, áreas de instabilidade avançam sobre São Paulo, levando chuva e trovoadas para o oeste, centro e sul paulista. Ao longo da tarde, essas áreas de instabilidade chegam ao Triângulo Mineiro e ao sul de Minas Gerais.

No período da noite ainda pode chover forte, com risco de granizo, em todo o estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Está vigente um aviso laranja, de perigo para tempestades, nas regiões de São Paulo mais próximas da divisa com o estado do Paraná.

Gostou? Compartilhe