Maceió

Defesa Civil está em atenção e monitora chuvas em Maceió

Secom Maceió | 28/03/20 - 15h50
Foto: Pei Fon / Secom Maceió

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que está trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e monitorando a chuva que cai na capital desde sexta-feira (27). Nas últimas 24 horas, o acumulado médio de chuva na capital foi de 23,26 mm, segundo dados dos pluviômetros instalados na capital 

O alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e o aviso meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destacam a previsão de continuidade da chuva neste sábado (28) e domingo (29), com intensidade de fraca a moderada e algumas pancadas mais intensa. 

O aviso da Sala de Alerta destaca ainda que pancadas intensas de chuva poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta. 

Os pluviômetros da capital registram nas últimas 24 horas maior acumulado de chuva no Benedito Bentes, com registro de 34,2 mm, e mínima no Pontal da Barra, com 14,8. Devido ao volume de chuva e da previsão de chuvas moderadas no final de semana, a Defesa Civil está trabalhando em nível operacional de atenção e mantém equipes de plantão para atendimento de possíveis ocorrências.  

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área. 

A orientação para a população que se encontra em uma das 76 áreas de risco em Maceió é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área. O acionamento no final de semana deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193. 

Alerta por SMS 

A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro. 

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber alertas no mesmo aparelho. Para se cadastrar, envie um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Você receberá, logo em seguida, a confirmação do cadastro. 

Sair do sistema também é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).